Relatório pós evento-teste aponta que não houve aumento de casos

30/07/2021 13:45
Cesar Lopes / PMPA
Saúde
Das 156 pessoas testadas após o evento-teste duas apresentaram resultado positivo

Dados do relatório da Vigilância em Saúde da prefeitura apontam que das 156 pessoas testadas após o evento-teste do último domingo, 25, na Casa NTX, duas apresentaram resultado positivo. Segundo avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, o número de pessoas testadas com resultado positivo antes (1,3%) e depois da festa (1,3%) demonstra que o evento não aumentou o número de casos.

“Não houve uma explosão de casos pós festa. A testagem pré retirou um bom número de positivos. Se traçarmos um paralelo com o controle sanitário feito por duas semanas no Aeroporto Salgado Filho, em que aproximadamente 1% dos testados eram positivos, parece que é um número bem presente atualmente na população”, explica o diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter.

O resultado, segundo Ritter, reforça a convicção da prefeitura em seu plano de reabertura e retomada de grandes eventos apresentado ao Gabinete de Crise no dia 14 de julho com a testagem prévia e demais protocolos. A Capital e os demais municípios que integram a R10 (Cachoeirinha, Alvorada, Gravataí, Viamão e Glorinha) ainda aguardam um posicionamento definitivo do Governo do Estado quanto ao cronograma sugerido. 

A proposta regional prevê novos protocolos sanitários e dá uma sinalização à sociedade e a milhares de famílias que dependem do setor, um dos mais prejudicados com as restrições de atividades econômicas impostas pela pandemia.

Lissandra Mendonça

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes