Salas de vacinas recebem poltronas para amamentação

05/09/2022 15:30
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Poltronas serão entregues durante o mês de setembro em unidades de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adquiriu 20 poltronas que serão colocadas em salas de vacinas para dar mais conforto às mamães que amamentam. A ideia é qualificar a mamanalgesia, estratégia de amamentar o bebê para reduzir a sensação de dor em procedimentos. A prática é estimulada nas salas de vacina das unidades de saúde e durante o teste do pezinho, com sucesso reconhecido pelas equipes e famílias.

Adquiridas com recursos federais da estratégia Amamenta Alimenta Brasil, as poltronas serão entregues durante o mês de setembro nos serviços de Atenção Primária. A primeira a receber a cadeira foi a Unidade de Saúde Modelo, na última quinta-feira, 1º.

Conforme a assessora técnica de amamentação, alimentação e nutrição da SMS, Annelise Barreto Krause, a mamanalgesia beneficia tanto pelas substâncias do próprio leite materno, que promovem o alívio da dor, quanto pelo prazer da relação mãe-bebê, sendo um aconchego imediato durante e após a vacina. “A amamentação e a vacinação em dia são práticas que salvam vidas diariamente”, afirma.

Amamentar é Tri – A partir deste ano, a prefeitura passou a disponibilizar um kit para mulheres que desejam manter a amamentação quando as crianças iniciam a escola, pelo projeto Amamentar é Tri. A iniciativa é realizada em conjunto pela SMS e Secretaria Municipal de Educação (Smed), com recursos do Programa Saúde na Escola, do governo federal. “O leite materno tem tudo que o bebê precisa até o sexto mês de vida, como nutrientes e anticorpos essenciais”, destaca Annelise.

A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê. De fácil digestão, o leite materno promove um melhor crescimento e desenvolvimento dos bebês e também protege contra doenças, prevenindo alergias, anemia e infecções respiratórias, como a asma. 
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes