Samu da Capital conclui curso a dez municípios gaúchos

03/09/2019 11:32
Robson da Silveira/SMS PMPA
SAÚDE
Foram abordadas questões como trauma, psiquiatria, obstetrícia e área clínica

Temas voltados ao trabalho diário das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Porto Alegre (Samu), como trauma, psiquiatria, obstetrícia, área clínica e demais questões do atendimento pré-hospitalar, foram abordados em curso destinado a profissionais de dez municípios do Estado. Com 200 horas/aula, a programação teve início em abril e foi encerrada na tarde dessa segunda-feira, 2, durante encontro na sede da Capital, na avenida Ipiranga, 3501.

“A área de trauma, por exemplo, contemplou assuntos como traumatismo cranioencefálico, trauma de tórax, abdominal e extremidades”, explica a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Samu POA, enfermeira Dinorá Cenci. Já a parte de doenças cardíacas tratou de temas como parada cardiorrespiratória, avaliação clínica e uso do desfibrilador. A ideia foi abordar todos os assuntos que integram o trabalho diário das equipes. 

A programação, que incluiu aulas teóricas e práticas, ocorreu de abril a setembro, sempre nas segundas-feiras. A maior parte dos participantes é de enfermeiros e técnicos de enfermagem responsáveis pelas equipes nos municípios onde atuam, tornando-se multiplicadores das informações. “A dinâmica incluiu laboratório de simulação realística, em que uma equipe simulou atendimento na sala de práticas e o restante do grupo acompanhou em outra sala, com discussão dos atendimentos”, conta Dinorá.

A essência do curso foi a sistematização e a padronização das condutas, a partir da atualização e sedimentação do conhecimento, para que a conduta passada pelo médico regulador à equipe seja a mais adequada e rápida. Isso porque as equipes de atendimento informam ao médico o que está acontecendo, mas, para isso, eles precisam saber o que observar, avaliando os pacientes de modo qualificado, dentro da mesma sistemática. 

O curso contou com a participação de profissionais das cidades de Camaquã, Tapes, Dom Feliciano, Butiá, Guaíba, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, Viamão e Porto Alegre, que integram a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado. Participaram do encerramento da programação o coordenador de Urgências da Secretaria Municipal de Saúde, Diego Fraga, o coordenador médico do Samu RS, Jimmy Herrera, a coordenadora de Enfermagem do Samu RS, Andréa Pinheiro, e o coordenador-geral do Samu Porto Alegre, Marcos Mottin.

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes