Samu leva orientações de primeiros socorros à Orla do Guaíba

20/11/2021 08:50
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Equipe vai dar orientações e falar do trabalho realizado pelo serviço

Orientações de como reconhecer uma parada cardiorrespiratória e os sinais do acidente vascular cerebral estão entre as abordagens que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fará neste domingo, 21, na Orla do Guaíba, próximo à Usina do Gasômetro. A ação ocorre das 10h às 15h, motivada pelo aniversário de 26 anos do primeiro Samu do país, instituído em 1995, baseado no modelo francês de assistência pré-hospitalar. 

No local, equipes irão conversar com o público sobre o trabalho desenvolvido no serviço, com a distribuição de folhetos informativos. Haverá demonstração em bonecos da massagem torácica para reanimação cardiopulmonar e do uso do desfibrilador automático externo. A atividade é organizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP). Em caso de chuva, o evento será cancelado.

Confira como utilizar o Samu de maneira correta:

  • Confirme se outra pessoa já não realizou o chamado.
  • Diga ao telefonista o endereço completo, indicando pontos de referência (escolas, cruzamentos, supermercados, igrejas, etc.).
  • Não desligue a ligação. Você falará com um médico em seguida.
  • Diga seu nome e o que está vendo. Responda com calma às perguntas do médico.
  • Em caso de acidente de trânsito, indique quantas vítimas há no local e se existe alguém preso no interior do veículo. Siga os conselhos do médico enquanto aguarda a chegada do socorro. Peça para outra pessoa sinalizar para a ambulância quando o veículo estiver chegando ao local.
  • Qualquer nova informação, ligue novamente para o 192 e relate as mudanças ocorridas.

Leia mais: Samu Porto Alegre atua há 26 anos para salvar vidas

Vanessa Conte

Andrea Brasil