Saúde alerta para cuidados com manuseio de fogos de artifício

31/12/2021 08:36
Joel Vargas / PMPA
ANO NOVO
Neste ano, não haverá queima de fogos na Orla do Guaíba

O uso de fogos de artifício é considerado tradição na virada do ano, mas a prática requer alguns cuidados para evitar que acidentes graves aconteçam. Com o objetivo de conscientizar a população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça medidas importantes para o uso dos artefatos durante as festas de Réveillon.

Segundo o coordenador de enfermagem de terapia intensiva do Hospital de Pronto Socorro (HPS), Gilnei Silva, a falta de cuidado durante o manuseio desses produtos pode ocasionar acidentes gravíssimos. “Nunca devemos acender fogos de artifício próximo ao rosto ou apontar o produto em direção a outra pessoa”, orienta. Também é importante lembrar que fogos e bebidas alcoólicas são produtos que não combinam. “Em caso de acidentes, nunca passe nenhum produto no local atingido e procure um atendimento especializado ou ligue para o Corpo de Bombeiros (193)”, explica Gilnei.

Devido ao período de pandemia e às medidas de distanciamento social, o número de registros por acidentes com fogos de artifício no HPS reduziu consideravelmente, registrando apenas um caso em 2021. Porém, com o avanço da vacinação na Capital e a flexibilização das restrições, a tendência é que os fogos voltem a ser mais frequentes neste Ano-Novo. Em casos de acidentes em Porto Alegre, a vítima deve ser levada imediatamente ao HPS (Largo Teodoro Herzl, s/nº, Bom Fim) ou ao Hospital Cristo Redentor (rua Domingos Rubbo, 20, bairro Cristo Redentor). 

Além disso, é importante lembrar que a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou projeto, em dezembro do ano passado, que proíbe a queima de fogos de artifício ruidosos na cidade e estabelece penalizações e multas para quem descumprir a medida.

Confira cuidados e dicas importantes:
-Armazenar os fogos em local frio e seco, longe do alcance de crianças.
-Designar o manuseio dos fogos a adultos, jamais a crianças ou adolescentes.
-Nunca manusear fogos durante ou após consumo de bebida alcoólica.
-Não segurar os fogos de artifício com as mãos ou transportar nos bolsos.
-Nunca tentar acender os fogos que falharem.
-Não acender fogos em recipientes de metal ou vidro.
-Disparar os fogos somente ao ar livre, um de cada vez, em direção contrária a pessoas próximas, certificando-se de que não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades.
-Ter sempre um recipiente de água por perto para colocar os foguetes já usados ou aqueles que falharem, para não haver riscos de novas explosões.
-Em caso de show pirotécnico, contratar profissional especializado.

Leia mais: Prefeitura cancela festa de Réveillon na Orla do Guaíba
 

Yan Dias (estagiário) / Supervisão: Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes