Saúde amplia roteiros de ações contra a dengue na semana

27/04/2022 08:29

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), ampliou os roteiros de ações em regiões da cidade nesta semana, visando combater o mosquito Aedes aegypti e controlar a situação da dengue em Porto Alegre. Além de técnicos da DVS/SMS, os trabalhos terão apoio de outros órgãos municipais. Com chuva, as atividades podem ser suspensas ou reprogramadas. 

Até sexta-feira, 29, agentes de combate a endemias vão percorrer bairros da cidade de acordo com a priorização do Núcleo de Vigilância de Roedores e Vetores e Equipe de Vigilância Epidemiológica, que considera confirmação de casos, transmissão sustentada da dengue e alta infestação do mosquito transmissor do vírus da dengue. 

Nas visitas, os agentes prestam orientação aos moradores, fazem busca ativa de pessoas com sintomas compatíveis com a dengue, auxiliam os moradores na eliminação de criadouros do mosquito e, identificando situações que necessitem atuação de outros setores da prefeitura, realizam abertura de protocolo junto ao 156.

Roteiros previstos:

Quarta-feira, 27 – bairros Agronomia, Morro Santana, Espírito Santo e São João
Quinta-feira, 28 – bairros São José, Bom Jesus, Vila Nova e Higienópolis
Sexta-feira, 29  – bairros São José, Bom Jesus, Camaquã, Cavalhada e Vila Ipiranga.

Ao longo de toda a semana, diariamente, em 45 bairros, haverá o monitoramento das armadilhas de monitoramento de mosquitos Aedes aegypti. O trabalho é realizado por agentes da empresa contratada pela prefeitura, a Ecovec.  

Nesta terça-feira, 26, com apoio da Coordenação de Defesa Civil do município, profissionais da DVS acompanharam o trabalho de remoção de pneus de um depósito no bairro Tristeza, ambiente propício para o desenvolvimento dos mosquitos Aedes aegypti. Esse trabalho terá continuidade pelo proprietário do depósito. Na mesma operação, foram identificados outros focos de mosquitos no entorno do depósito e iniciados os trabalhos de remoção dos criadouros. 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil