Saúde aplicará inseticida em ruas da Vila São José nesta segunda e terça-feira

20/03/2023 08:59
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Vila teve quatro casos confirmados contraídos no próprio território em 2023, entre os 23 casos autóctones registrados na cidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), retorna à Vila São José, na Zona Leste da Capital, para realizar bloqueio químico contra dengue nesta segunda-feira, 20, e na terça-feira, 21, a partir das 8h.

Na segunda-feira, a pulverização de inseticida será realizada nas ruas Condor, Dona Ana, Borborema (entre Dona Íris e Costa Luiz) e Frei Clemente, tendo ponto de partida a rua Borborema, 603. Na terça, serão pulverizados, entre outros locais, as ruas Ernesto Araújo, Vidal de Negreiros, Guarani, Martins de Lima e rua E Vila Vargas. O ponto de partida será a rua Ernesto Araújo, na altura do número 355.

A operação será coordenada por técnicos da DVS, com acompanhamento de agentes de combate a endemias e profissionais da empresa terceirizada contratada pela prefeitura para realização do serviço. Os profissionais estarão identificados com coletes e crachás. Em caso de chuva, a operação poderá ser adiada ou cancelada, de acordo com avaliação técnica da DVS.

A intenção é diminuir a população adulta de mosquitos Aedes aegypti, visando a reduzir o risco de transmissão do vírus da dengue na região.

De acordo com os dados do Boletim Informativo da Dengue divulgado na terça-feira, 14, o bairro Vila São José teve quatro casos confirmados contraídos no próprio território em 2023, entre os 23 casos autóctones registrados na cidade.

O gerente interino da Unidade de Vigilância ambiental da DVS, Alex Lamas, destaca que a pulverização provoca impacto na população adulta do mosquito transmissor da dengue. No entanto, os ovos e as formas aquáticas do inseto – as larvas e as pupas – não são afetadas pelo inseticida. Isso significa que em até sete dias depois do ovo eclodir uma nova geração de mosquitos Aedes aegypti estará voando. “Por isso, é tão importante que a população contribua, identificando e eliminando qualquer criadouro do mosquito, e isso se faz eliminando os focos de água parada, sejam pequenos recipientes, como sacos plásticos, tampas, potes ou grandes volumes, como piscinas de plástico, pneus, vasos, entre outros”, enfatiza o gerente.

A DVS/SMS tem realizado diversas ações de controle da dengue, especialmente na Região Leste da cidade, onde há o maior número de casos confirmados de dengue. E a contribuição da população é essencial neste momento. “Descarte de todos os objetos inservíveis, armazenamento correto dos objetos que terão utilidade e eliminação de criadouros são medidas simples, que devem ser feitas uma vez por semana”, frisa Lamas.

 

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes