Saúde atualiza situação de surtos de Covid-19 na Capital
Desde o inÃcio da pandemia do novo coronavÃrus em Porto Alegre, a prefeitura monitora e avalia todas as suspeitas de surto da doença provocada pelo vÃrus, a Covid-19. Desde 15 de junho, o boletim diário da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresenta dados relativos à ocorrência de surtos na cidade, com atualização semanal. A mais recente atualização foi publicada no Boletim Covid 101, de 1º de julho, informando à cidade o acompanhamento, até aquela data, de 62 surtos da doença provocada pelo novo coronavÃrus.
Do total, 34 foram em serviços de saúde, 13 em Instituições de Longa Permanência de Idosos e 15 em outros estabelecimentos de atividades econômicas diversas. Do total, 36 seguem em andamento, ou seja, com casos positivos ativos, e 26 são considerados encerrados. Esses surtos envolveram 1.912 pessoas, entre profissionais e usuários dos serviços, sendo que 659 apresentaram resultado positivo no exame de PCR. Desses, 21 evoluÃram para óbito.
Para a definição de surto, a SMS considera a ocorrência, em perÃodo inferior a 14 dias, de dois ou mais profissionais ou usuários de um estabelecimento diagnosticados com Covid-19 por exame de PCR. A identificação da situação desencadeia imediata comunicação à equipe epidemiológica da Vigilância em Saúde do MunicÃpio.
Nas ações de monitoramento, a Diretoria Geral de Atenção Primária em Saúde, em conjunto com outros setores da secretaria, orienta critérios de testagem das pessoas envolvidas, além de definir necessidade e tempo de afastamento dos profissionais que trabalham nos locais com eventuais surtos, ou usuários desses serviços, e reforçar orientações de distanciamento e higienização de superfÃcies.
Para mais informações sobre o coronavÃrus, clique aqui.
Veja aqui as últimas notÃcias sobre a pandemia.
Gilmar Martins