Saúde contará com três novos residenciais terapêuticos

08/01/2019 18:31

O secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, e o adjunto da pasta, Natan Katz, assinaram, nesta terça-feira, 8, termo de colaboração com a Organização Social Instituto Renascer para a prestação de serviço de moradia e reabilitação de pessoas com transtornos mentais por meio de Serviço Residencial Terapêutico (SRT). O Instituto Renascer prestará cuidado integral aos pacientes, com moradia e promoção da reintegração social e comunitária em três SRTs previstos para o primeiro semestre desse ano (Partenon/Lomba do Pinheiro, Centro e Leste/Nordeste).

Segundo Stürmer, desde 1995 o município não abre novos SRTs. Serão dez ao longo dos próximos anos. De acordo com o secretário, a prestação desse serviço é estratégica para o município, fazendo parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua e do Plano Municipal de Saúde Mental.

Hoje Porto Alegre conta com somente dois SRTs. São residências com atividades de reabilitação psicossocial para pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. “Trata-se de dar dignidade para essas pessoas”, afirma o coordenador da área de Saúde Mental da SMS, Giovani Salum.

A iniciativa compõe a política de saúde mental da secretaria. A vigência do termo de colaboração será de 60 meses a contar da publicação do extrato da parceria no Diário Oficial do Município.

 

Neemias Freitas

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes