Saúde de Porto Alegre confirma caso de varíola do macaco em viajante de Portugal

13/06/2022 14:49

A Vigilância Epidemiológica de Porto Alegre recebeu no domingo, 12, resultado laboratorial positivo para um caso suspeito de monkeypox (varíola símia, ou varíola do macaco, como vem sendo chamada a doença) notificado pela equipe à Secretaria Estadual da Saúde. O caso foi confirmado laboratorialmente no domingo pelo Instituto Adolf Lutz de São Paulo após sequenciamento viral.

A chefe do Núcleo de Vigilância de Doenças Transmissíveis Agudas da Secretaria Municipal de Saúde (EVDT/SMS), Evelise Tarouco, explica que o paciente reside em Portugal e, por isso, o caso não é considerado de Porto Alegre.

O viajante chegou a Porto Alegre em maio para visitar parentes e desde o dia 27 de maio está sendo acompanhado pela vigilância epidemiológica da SMS. Desde a notificação da suspeita e dos primeiros sintomas, ele ficou em isolamento. Nenhum dos contatos próximos dele de Porto Alegre apresentou sintomas até o momento. O paciente não apresenta novas lesões e o retorno para Portugal está previsto para breve. 

O Brasil registrou a confirmação de três casos, sendo dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. Estão em investigação seis casos suspeitos. Dependendo do local de moradia do paciente, o caso poderá ser contabilizado como do país ou do local de residência.

Apesar de  endêmica em países da África Central e Ocidental, desde maio há registros de surtos da doença em regiões não endêmicas do mundo.

Considera-se um caso suspeito pessoa de qualquer idade que, a partir de 15 de março de 2022, apresente início súbito de febre, adenomegalia (aumento dos linfonodos) e erupção cutânea aguda do tipo papulovesicular de progressão uniforme. É fundamental uma investigação clínica e laboratorial no intuito de descartar as doenças que se enquadram como diagnóstico diferencial, que incluem: varicela, herpes zoster, sarampo, zika, dengue, chikungunya, herpes simples, infecções bacterianas da pele, infecção gonocócica disseminada, sífilis primária ou secundária, cancroide, linfogranuloma venéreo, granuloma inguinal, molusco contagioso e reação alérgica.

Patrícia Coelho

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes