Saúde debate programa acompanhado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha

14/09/2021 17:56
Vanessa Conte/DivulgaçãoSMS/PMPA
SMS
Encontro ocorreu no Centro de Saúde Murialdo e serviu para avaliar o trabalho desenvolvido na Secretaria Municipal de Saúde

Profissionais de serviços de saúde da Capital reuniram-se nesta terça-feira, 14, para abordar o Programa Acesso Mais Seguro, acompanhado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). A iniciativa é uma parceria com a prefeitura para desenvolver metodologias e protocolos de atuação, a fim de reduzir a exposição dos profissionais e dos equipamentos à violência armada. 

Estão em Porto Alegre os assessores Livia Schunk Pereira, Ricardo Laino e Luana Fagundes. Pela manhã, o grupo se reuniu com o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta. À tarde, o encontro foi com profissionais da gestão e das unidades de saúde, incluindo instituições parceiras no atendimento da Atenção Primária (Hospital Vila Nova, Grupo Hospitalar Conceição, Hospital Divina Providência e Complexo Hospitalar Santa Casa). O encontro ocorreu no Centro de Saúde Murialdo e serviu para avaliar o trabalho desenvolvido na Secretaria Municipal de Saúde e discutir novas ações. 

O objetivo do Acesso Mais Seguro é oferecer um modelo de trabalho que coopere com o serviço já existente no Estado nas diferentes áreas em que atua. “Com profissionais preparados, os pacientes podem ser orientados de forma mais adequada, garantindo a organização e a qualidade dos atendimentos”, afirma Sparta.

Responsável técnica do Acesso Mais Seguro em âmbito nacional, Livia explica que o programa busca prevenir e mitigar que os efeitos da violência afetem os serviços essenciais. Segundo ela, o protagonismo é local, e o papel do CICV é facilitar esse processo a partir da metodologia, instrumentalizando os gestores para que desenvolvam fluxos e protocolos conforme a realidade do município. “Muito mais do que promover oficinas, o AMS é experiência prática para estimular que se crie a cultura do cuidado, adotando comportamentos e condutas mais seguras no dia a dia”, diz Livia. 

No Brasil, o Programa Acesso Mais Seguro está presente em seis estados, um deles é no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, atua desde 2016 e está implementado em parte dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde, na Secretaria Municipal de Educação e na Fundação de Assistência Social e Cidadania.
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes