Saúde destina ônibus e equipes de apoio para atender população das Ilhas
As equipes de saúde seguem mobilizadas com demais órgãos da prefeitura para atendimento à população mais atingida pelas chuvas e cheia do Guaíba no bairro Arquipélago. As três unidades de saúde da localidade - Ilha da Pintada, Ilha do Pavão e Ilha dos Marinheiros - estão fechadas em razão dos alagamentos. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou o ônibus Fique Sabendo, que está estacionado no pátio da igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, como alternativa aos serviços de saúde. Neste final de semana, o veículo permanecerá no local, das 9h às 12h.
Desde 14 de setembro, mais de 170 atendimentos foram realizados pelas equipes no veículo, sendo a renovação de receitas a necessidade principal da comunidade local, bem como dispensação de medicamentos de uso contínuo. Sintomáticos com febre, disfunção respiratória, crise hipertensiva e síncope vasovagal também foram medicados e orientados.
Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem também atuaram em abrigos municipais. Cerca de 50 atendimentos foram realizados no ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) na quarta e quinta-feira, 27 e 28, e cerca de 600 atendimentos foram realizados desde o dia 7 de setembro no abrigo da Escola Alvarenga Peixoto, ao lado da Unidade de Saúde Ilha dos Marinheiros. No local, a principal demanda da população também foi renovação de receitas e dispensação de medicamentos controlados e ambulatoriais. Queixas de febre, sintomas gastrointestinais, disfunção respiratória, crise hipertensiva e de ansiedade foram atendidas. A mesma equipe da Unidade de Saúde, com apoio da Defesa Civil, também realiza visitas domiciliares em casos leves que envolvam troca de curativos, renovação de receita e teste do pezinho.
Com a trégua das chuvas, a coordenadoria está voltada, nesta sexta-feira, 29, e na segunda-feira, dia 2 de outubro, na organização das três Unidades de Saúde afetadas pelas cheias do Guaíba. Conforme a coordenadora de Saúde da Região Norte, Barbara Lima, a reabertura deve acontecer no começo da próxima semana. “A Ilha da Pintada, sem dúvida, foi a mais prejudicada, mas estamos avaliando os danos e devemos retomar os atendimentos à população o mais breve possível, com restrição apenas para vacinação”, explica.
Gilmar Martins