Saúde divulga resultado preliminar para os Pronto Atendimentos

14/06/2019 12:37
Robson da Silveira/SMS PMPA
edital
Resultado final deverá ser publicado até o início do mês de julho

Mais um passo foi dado para a melhoria e qualificação dos Pronto Atendimentos Bom Jesus e Lomba do Pinheiro. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta sexta-feira, 14, o resultado preliminar do Chamamento Público para credenciamento de organizações da sociedade civil para gerenciamento e operacionalização das Unidades de Pronto Atendimento Bom Jesus e Lomba do Pinheiro.

O resultado preliminar apontou a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina em primeiro lugar no processo, seguida da Associação Mahatma Gandhi, INCS – Instituto Nacional de Ciências da Saúde e Ideas – Instituto de Desenvolvimento Ensino e Assistência à Saúde. A partir da próxima segunda-feira, 17, começa o período para interposição de recursos. Segundo o cronograma do edital, o resultado final deverá ser publicado até o início do mês de julho.

Com o novo formato de gerenciamento e operacionalização, será possível habilitar os pronto atendimentos em Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) junto ao Ministério da Saúde, viabilizando o recebimento de incentivo financeiro federal. 

O secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, destaca o foco na prestação de serviços ao cidadão com mais qualidade e uma melhor gestão do recurso público. A seleção é baseada em critérios técnicos e financeiros. A avaliação dos serviços prestados pela organização da sociedade civil selecionada e seu respectivo pagamento são analisados levando em consideração o cumprimento de indicadores de resultados, quantitativos e qualitativos.

Também haverá ampliação de serviços para o usuário, como apoio ecográfico para diagnóstico e procedimentos em sala de observação, transporte para internações e exames laboratoriais, além de qualificação de fluxos de funcionamento conforme as normas do Ministério para Unidades de Pronto Atendimento.

As duas estruturas possuem 199 profissionais. Os servidores desses locais reforçarão os demais pontos da rede de urgência e emergência, suprindo déficit existente no Hospital de Pronto Socorro, Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, Samu e Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul.


Resultado Preliminar
Pronto Atendimento Bom Jesus 
1º Lugar: SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina 
2º Lugar: Associação Mahatma Gandhi 
3º lugar: INCS – Instituto Nacional de Ciências da Saúde 
4º lugar: Ideas – Instituto de Desenvolvimento Ensino e Assistência à Saúde 

Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro 
1º Lugar: SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina 
2º Lugar: INCS – Instituto Nacional de Ciências da Saúde 
3º lugar: Associação Mahatma Gandhi 
4º lugar: Ideas – Instituto de Desenvolvimento Ensino e Assistência à Saúde 

 

Neemias Freitas

Taís Dimer Dihl