Saúde faz ação no Dia Mundial do Doador de Sangue
Com os estoques baixos e para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta sexta-feira, 14, a Secretaria Municipal de Saúde através do banco de sangue do Hospital de Pronto Socorro (HPS) realiza ação para buscar doadores. O evento ocorre no Largo Zumbi dos Palmares (avenida Loureiro da Silva, 730, bairro Cidade Baixa), das 9h às 15h. A unidade móvel do Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs) estará estacionada no local com a presença do boneco Hemotchê, símbolo de campanhas de incentivo à doação de sangue.
A maior necessidade no momento, tanto no HPS como no Hemocentro do Estado, é para bolsas de sangue dos tipos B+ e A-. Durante o mês de maio, em meio às enchentes, a população correspondeu bem aos pedidos de doações. “Os movimentos sociais de ajuda humanitária foram muito importantes para que nossos estoques registrassem bons números, mas agora voltamos a patinar. Precisamos muito que o espírito de solidariedade das pessoas permaneça”, solicita a enfermeira coordenadora do banco de sangue do HPS, Nádia Calixto.
O período regular de atendimento no local é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Se possível realizar agendamento prévio pelo telefone 51 3289-7658 (WhatsApp) para dar maior fluidez às doações. No dia 22 deste mês, sábado, o local vai abrir para doadores no mesmo horário. O setor funciona no segundo andar do hospital, no Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim. Após a coleta, cada componente é rigorosamente testado.
O Hemorgs funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na avenida Bento Gonçalves, 3.722. Agendamentos pelo WhatsApp (51) 98405-4260 ou pelo site do Departamento Estadual de Sangue. Contato pelo (51) 3339-7323 ou no (51) 3339-7330.
Confira as condições para doar sangue:
- Estar em boa condição de saúde.
- Pesar mais de 50 quilos.
- Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 precisam de autorização de um responsável).
- Ter dormido no mínimo seis horas nas últimas 24 horas.
- Respeitar o intervalo mínimo entre doações (dois meses para homens e três meses para mulheres).
- Não possuir evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue.
- Não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis.
- Apresentar documento oficial com foto.
Andrea Brasil