Saúde indígena e medicinas tradicionais são temas de debate on-line

23/04/2021 16:21
Divulgação SMS/PMPA
SMS
Transmissão on-line contou com a participação de representantes de representantes da Secretaria Municipal de Saúde

A programação da Semana Municipal dos Povos Indígenas contou, nesta sexta-feira, 23, com o webinário Saúde indígena e medicinas tradicionais: diálogos necessários, que apresentou as principais ações de saúde da prefeitura nas comunidades indígenas. A transmissão on-line ocorreu no Facebook da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O debate foi mediado pela assessora técnica de Saúde Indígena da SMS, Rosa Rosado, com a participação do vice-cacique kaingang Moisés da Silva, da gerente de equipe de saúde indígena que atua na região da Lomba do Pinheiro, Gabriele Pedroso, e da técnica em enfermagem da mesma equipe, Ester Tuane Kaingang. O serviço é contratualizado com o Hospital Divina Providência, que atua em conjunto com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde.  

Ao abrir a discussão, Gabriele falou da rotina de trabalho da equipe junto às comunidades indígenas, cada qual com suas peculiaridades. “A saúde da população indígena envolve integração do corpo, espírito, mente e sobretudo um olhar do coletivo. É um desafio muito gratificante”, diz. Segundo ela, a palavra compartilhar é o que direciona o trabalho, que precisa lincar os saberes acadêmicos aos saberes ancestrais. A equipe é itinerante e multiprofissional, formada por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde.

Primeira representante da comunidade indígena a fazer parte de uma equipe de saúde voltada a esse público, Ester acredita que a atuação de profissionais indígenas nas equipes é importante para facilitar o processo de comunicação e aproximação às comunidades. “É muito bom ter a Ester na equipe, é um diferencial e uma forma de a gente se sentir inserido, o que é muito gratificante”, afirma Moisés.   

No fechamento, Moisés destacou a importância de respeitar os direitos e valorizar as manifestações culturais dos povos indígenas. “Mesmo vivendo na cidade grande, queremos manter nossos costumes”, diz ele. “Os povos indígenas têm valorosas práticas milenares de cuidado e cura, sendo que o respeito a essas práticas é fundamental na saúde indígena”, comenta Rosa. 

Leia também: 
Prefeitura lança vídeo em homenagem à etnia kaingang

  

 

Vanessa Conte

Elisandra Borba