Prefeitura lança vídeo em homenagem à etnia kaingang
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) lançou nesta quinta-feira, 22, um vídeo em homenagem à etnia kaingang, que mostra o canto, a dança, a cultura e o cotidiano dessa população. O filme foi gravado nas aldeias da comunidade em Porto Alegre pela equipe de imagens do Gabinete de Comunicação Social, com produção feita por profissionais da secretaria. A iniciativa faz parte da Semana Municipal dos Povos Indígenas, que segue até esta sexta-feira, 23, com programação virtual devido aos protocolos de prevenção à Covid-19.
O coordenador da Unidade dos Povos Indígenas e Direitos Difusos da SMDS, Mário Fuentes Barba, avalia que a comemoração da semana contou com uma das mais ricas programações, apesar das limitações devido à pandemia. "Conseguimos abordar importantes temas e incluir novas etnias que chegaram a Porto Alegre, como o povo indígena venezuelano Warao”, destaca.
Comunidade kaingang - Em Porto Alegre, há aproximadamente 516 indígenas, entre adultos, crianças e jovens, em nove coletivos kaingang habitando nas partes altas da bacia hidrográfica do Guaíba, em pequenas áreas nos bairros Lomba do Pinheiro, Jari, Safira, Agronomia, nos morros do Osso, São Pedro e Santana, Lami e Belém Novo.
Festivos e guerreiros, os kaingang falam uma língua pertencente à família linguística Jê e correspondem a quase 50% de toda a população dos povos de língua Jê, sendo um dos cinco povos indígenas mais populosos no Brasil. Há pelo menos dois séculos, sua extensão territorial compreende a zona entre o Rio Tietê (SP) e o Rio Ijuí (Norte do RS).
Atualmente, os kaingang ocupam pouco mais de 30 áreas reduzidas, distribuídas sobre seu antigo território, nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com uma população hoje estimada em torno de 50 mil pessoas.
Confira o vídeo em homenagem à etnia kaingang.
A programação da Semana Municipal dos Povos Indígenas encerra-se nesta sexta-feira, 23, com dois encontros virtuais:
23/4, às 10h - Saúde Indígena - a ciência e a tradição
23/4, às 14h - Povo Warao: singularidades etnoculturais, trajetórias de vida e luta
Todos os eventos serão transmitidos pelo Facebook da SMDS.
Elisandra Borba