Saúde lança Boletim Epidemiológico Outubro Rosa

31/10/2023 18:31

Porto Alegre teve 232 diagnósticos de câncer de mama entre janeiro e agosto deste ano. No mesmo período, foram confirmados 98 casos de câncer de colo de útero. Os dados estão publicados na segunda edição do Boletim Epidemiológico: câncer de mama e colo do útero, divulgado nesta terça-feira, 31, pela Equipe de Vigilância de Doenças Não Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) faz o monitoramento de resultados de mamografias e exames de colo de útero alterados realizados por laboratórios prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com os dados, neste ano, no período analisado, foram registrados 163 óbitos por câncer de mama e 35 por câncer de colo de útero na Capital.

A publicação também indica que o número de casos de câncer de colo de útero confirmados neste ano ultrapassou a estimativa de novos casos do Instituto Nacional do Câncer, que era de 60. Para câncer de mama, a estimativa é de 670 novos casos em 2023.

A diretora-adjunta da DVS, Juliana Maciel Pinto, enfatiza que tanto o câncer de mama quanto o de colo de útero são doenças tratáveis, com chances de cura quando tratados adequadamente e em tempo oportuno. “Além disso, o câncer de colo uterino é 100% prevenível, seja com a vacina, com uso de preservativo e realização de exames preventivos”, destaca a diretora sobre a publicação.

O boletim traz informações sobre fatores de risco para as doenças, gráficos  sobre exames alterados (raça/cor, distritos sanitários, faixa etária e vínculo com a atenção primária à saúde).

 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins