Saúde lembra importância do teste do pezinho no diagnóstico de doenças raras

05/06/2024 08:38
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Exame permite prevenção de doenças que podem trazer sequelas para toda a vida

No Dia Nacional do Teste do Pezinho, lembrado nesta quinta-feira, 6, a Secretaria Municipal de Saúde chama a atenção dos pais para a importância do exame, que está disponível gratuitamente nas unidades de saúde. A coleta de uma gota de sangue do calcanhar do bebê permite o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças raras que podem trazer sequelas para toda a vida.

Hoje, o teste pelo Sistema Único de Saúde oferece o diagnóstico de sete doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e toxoplasmose congênita. Para eficácia do resultado, o exame deve ser feito de três a cinco dias do nascimento.

“A triagem neonatal, conhecida como teste do pezinho, é um procedimento essencial para a saúde pública, pois detecta doenças genéticas que, se não tratadas precocemente, podem levar a graves consequências para a criança, incluindo deficiências intelectuais, físicas e, em casos extremos, a morte”, explica a coordenadora do Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Rio Grande do Sul, Vivian Spode Coutinho.

Referência - No Hospital Materno Infantil Presidente Vargas funciona o Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Rio Grande do Sul (SRTN), que integra a Política Estadual de Triagem Neonatal. Desde 2001, o serviço é responsável pela triagem e busca ativa de bebês com alguma suspeita de doença, consulta com equipe multiprofissional especializada para acolhimento e confirmação diagnóstica, exames complementares e tratamento por toda a vida. “Nesses 23 anos, foram triados 2.199.800 bebês, e mais de 2,5 mil diagnósticos formam confirmados”, informa Vivian.

Quando fazer o teste do pezinho?
Entre o 3º e o 5º dia de vida do recém-nascido, pois esta é a maneira de descobrir as doenças a tempo de tratá-las, impedindo o aparecimento das complicações.

Onde fazer?
É realizado gratuitamente nas unidades de saúde de referência da gestante.

Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
Serviço de Referência em Triagem Neonatal - 23 anos
Ambulatório de consultas e acompanhamento: 5º andar, bloco C
Avenida Independência, 661, esquina rua Garibaldi, Porto Alegre, WhatsApp 32893038.

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil