Saúde leva materiais informativos e orientações a entidades carnavalescas
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atuam junto ao público das escolas de samba e a trabalhadores dos barracões do Complexo Cultural do Porto Seco com a entrega de materiais informativos e orientações gerais para manter hábitos saudáveis durante a preparação do Carnaval de Porto Alegre. O trabalho começou em 8 de janeiro e já visitou seis escolas de samba. É realizado em parceria com as ligas e os presidentes das entidades carnavalescas.
Nos barracões, uma equipe com profissional de educação fÃsica e fisioterapeuta propõe exercÃcios de alongamento e orienta em relação a ergonomia e postura. Uma nutricionista leva informações de alimentação saudável e hidratação para encarar os dias de muito calor. Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiros e trabalhadores da Diretoria de Vigilância em Saúde atuam em ações de desratização, prevenção à dengue e orientações sobre o calendário vacinal. Foram realizadas duas ações junto aos barracões e estão previstas mais duas.
Nas escolas de samba, são tratados temas como hipertensão, diabetes e infecções sexualmente transmissÃveis, com a entrega de preservativos internos e externos, gel lubrificante e autotestes de HIV. Uma fonoaudióloga conversa com os intérpretes das escolas sobre saúde vocal, além da entrega de material informativo a respeito da saúde da população negra.
Em janeiro, foram visitadas as escolas de samba Fidalgos e Aristocratas, Imperadores do Samba, União da Vila do IAPI, Imperatriz Dona Leopoldina, Bambas da Orgia e Estado Maior da Restinga. A visita à escola Praiana está prevista para a próxima sexta-feira, 30. A SMS está em contato com as demais entidades carnavalescas para agendar as próximas atividades.
Lissandra Mendonça