Saúde leva testes rápidos a três regiões da Capital

06/10/2018 08:32
Cristine Rochol/PMPA
Saúde leva testes rápidos a três regiões da Capital
Serviço inclui orientações, dicas de prevenção e distribuição de preservativos

Sarandi, Centro Histórico e Restinga são próximas regiões a receber atendimento na unidade móvel do projeto Fique Sabendo. Neste sábado, 6, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C serão levados à Escola Infantil Vila Elisabete (rua Paulo Gomes de Oliveira, 120), no bairro Sarandi, durante o Dia da Família, das 9h às 12h. Na segunda-feira, 8, o trabalho integra ações do Outubro Rosa, com atividades voltadas especialmente ao público feminino do Loteamento Santa Terezinha (Voluntários da Pátria, 1800), das 13h30 às 17h, promovidas pela equipe de saúde da família Santa Marta. Já na quarta-feira, 10, a parada será no ginásio do Centro de Promoção da Infância e Juventude (rua Mississipi, 130), na Restinga, integrando a 4ª Feira das Profissões, das 10h às 16h30. 

Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o serviço inclui distribuição de preservativos, orientações e dicas de prevenção. Em caso de chuva forte, a programação pode ser alterada. A equipe é composta por servidores municipais da área da saúde, com a realização de exames e atividades educativas. A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais. Com segurança e privacidade, o resultado dos testes sai em apenas 30 minutos, em dois consultórios de atendimento.

O objetivo do projeto é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as infecções sexualmente transmissíveis, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. "A ideia ainda é que as pessoas diagnosticadas reagentes ao HIV não abandonem o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida", informa a coordenadora da área de Infeções Sexualmente Transmissíveis/Aids da SMS, Marina Dias. 

A forma mais segura de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha na relação sexual. A população também tem acesso a testes rápidos nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações.

  

 

Andrea Brasil