Saúde monitora surtos de Covid-19 em hospitais de Porto Alegre
Com a notificação de surtos de Covid-19 nos hospitais Nossa Senhora da Conceição, Vila Nova e Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde informa que está monitorando os casos diariamente e prestando o apoio necessário às instituições afetadas.
Segundo a diretora em exercício da Vigilância em Saúde (DVS) da SMS, Fernanda Fernandes, com a suspeita de casos de Delta entre os envolvidos nos surtos em serviços de saúde, há a necessidade de acompanhamento dos dados para avaliação do possível impacto da variante no aumento do número de casos positivos e, consequentemente, de surtos na cidade. “Ligamos a luz amarela para avaliar um possível rebote com aumento de casos nos próximos dias”, afirma.
Diante da situação, a SMS alerta para a importância da manutenção das medidas de proteção e prevenção da infecção contra o novo coronavírus, com uso de máscara e higiene de mãos para a população em geral. A secretaria também atenta para a eficácia da vacinação. “Todas as vacinas oferecidas reduzem o risco de infecção, hospitalização e morte, principalmente depois da segunda dose”, lembra Fernanda Fernandes. A diretora conclui que ainda que exista a possibilidade de infecção após a vacinação, quanto mais a doença estiver circulando, maior é o risco de o imunizante falhar. “Por isso a necessidade de vacinar o maior número de pessoas o quanto antes.”
Alerta Epidemiológico
A Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Diretoria de Vigilância em Saúde (EVDT/DVS) divulgou na última segunda-feira, 9, um alerta epidemiológico aos serviços de saúde da Capital. O objetivo foi alertar as instituições quanto ao atendimento a casos suspeitos de Covid-19, considerando o contexto de investigação de surtos em hospitais, onde observa-se alta velocidade de propagação.
O comunicado destaca que a Variante Delta já é predominante em diversos países no mundo e teve transmissão comunitária confirmada em municípios do interior do Rio Grande do Sul e em estados como Rio de Janeiro e Paraná e tem sido associada à alta carga viral mesmo entre vacinados e ao aumento de taxas de internação hospitalar, em especial entre não vacinados.
Com isso, a recomendação é que pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19, bem como todos os seus contatos próximos, sejam fortemente orientados quanto à importância de cumprir isolamento durante todo o período de transmissão.
No ambiente hospitalar, é recomendada intensificação das medidas preventivas relacionadas à desinfecção das áreas próximas ao paciente, bem como os equipamentos da assistência; atenção à ventilação nos ambientes hospitalares; utilização correta de equipamento de proteção individual; higienização frequente das mãos e reforço das ações educativas às equipes multiprofissionais.
O documento reitera também a importância de considerar a suspensão das visitas nas instituições de saúde. Na suspeição de casos, manter o paciente isolado dos demais e realizar corte de funcionários. Ainda segundo o comunicado, a notificação de surtos à Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Diretoria de Vigilância em Saúde (EVDT/DVS) deve ser feita pelos hospitais de forma imediata.
Andrea Brasil