Saúde orienta serviços a não restringirem atendimento em emergências pediátricas

08/04/2022 16:42
Cristine Rochol / PMPA
Prefeito Nelson Marchezan Junior no ato que oficializa o convênio SUS de 10 leitos de UTI pediátrica no Hospital da Criança Santo Antônio/Santa Casa de Misericórdia. Local: Hosp. Criança St. Antônio
Prefeitura irá ampliar a oferta de vagas no Hospital Presidente Vargas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Diretoria de Atenção Hospitalar e de Urgências, orientou que os hospitais e pronto-atendimentos da Capital acolham todos os pacientes que buscarem atendimento nas emergências pediátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A medida ocorre após a SMS ser notificada da restrição do atendimento no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e no Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES) devido à superlotação dos serviços.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as instituições devem manter o funcionamento de suas emergências, utilizando o método de classificação de risco dos pacientes. “As equipes devem dar prioridade aos casos graves, mas todas as crianças precisam ser acolhidas”, afirma o diretor adjunto de Atenção Hospitalar e Urgências, Francisco Isaias.

O encontro virtual ocorreu na tarde desta sexta-feira, 8, e contou com a presença de representantes de instituições hospitalares e de pronto-atendimentos da Capital. Durante a reunião, foi criado um comitê de articulação e operacionalização do Sistema Municipal de Urgências e Emergências Pediátricas para que a situação seja monitorada de forma permanente.

Medidas - Diante do aumento da demanda por leitos pediátricos na Capital, a SMS decidiu ampliar a oferta de vagas no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e articula a abertura de uma emergência pediátrica no Hospital Vila Nova para maio. “Orientamos que, em casos de menor gravidade, os usuários busquem alguma das 132 unidades de saúde, evitando a superlotação da rede hospitalar”, finaliza Isaías.

Luize Baini

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes