Saúde promove ação no Planetário para comunidades indígenas

14/10/2022 16:43
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Sessão teve como tema central a cosmologia

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu na tarde desta sexta-feira, 14, ação intercultural com comunidades indígenas no Planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A sessão foi ministrada pelo professor de astrofísica Alan Alves Brito, da mesma universidade, e teve como tema central a cosmologia. 

A relação entre a terra e o céu é importante para a saúde física e mental dessa população, visto que o plantio, território e animais são questões fundamentais para as comunidades. "É uma tarde intercultural para promover o diálogo entre a astronomia moderna e as perspectivas africanas e indígenas", explicou Alan.

A sessão contou com projeção de um céu noturno, cheio de estrelas, nosso sistema solar, a via láctea, imagens envolvendo astronomia nas culturas indígenas, roda de conversa e uma projeção final, de um programa especial do planetário, sobre a relação do céu a partir da perspectiva indígena. As comunidades Kaingang - Fag Nhin, Ore Kupry e Tupe Pen - participaram do evento, sendo a maior parte jovens e crianças.

Porto Alegre possui ao todo dez aldeias indígenas e outras comunidades que vivem em diferentes regiões da cidade. É um dos poucos municípios do país que possui equipe própria para o atendimento dessa população, iniciado em 2013. Também foi pioneira na elaboração e implementação de políticas públicas de saúde voltadas às populações indígenas, em 2001.

 

Henrique Moreira (estagiário) / Supervisão: Vanessa Conte

Gilmar Martins