Saúde promove ação no Planetário para comunidades indÃgenas
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu na tarde desta sexta-feira, 14, ação intercultural com comunidades indÃgenas no Planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A sessão foi ministrada pelo professor de astrofÃsica Alan Alves Brito, da mesma universidade, e teve como tema central a cosmologia.Â
A relação entre a terra e o céu é importante para a saúde fÃsica e mental dessa população, visto que o plantio, território e animais são questões fundamentais para as comunidades. "É uma tarde intercultural para promover o diálogo entre a astronomia moderna e as perspectivas africanas e indÃgenas", explicou Alan.
A sessão contou com projeção de um céu noturno, cheio de estrelas, nosso sistema solar, a via láctea, imagens envolvendo astronomia nas culturas indÃgenas, roda de conversa e uma projeção final, de um programa especial do planetário, sobre a relação do céu a partir da perspectiva indÃgena. As comunidades Kaingang - Fag Nhin, Ore Kupry e Tupe Pen - participaram do evento, sendo a maior parte jovens e crianças.
Porto Alegre possui ao todo dez aldeias indÃgenas e outras comunidades que vivem em diferentes regiões da cidade. É um dos poucos municÃpios do paÃs que possui equipe própria para o atendimento dessa população, iniciado em 2013. Também foi pioneira na elaboração e implementação de polÃticas públicas de saúde voltadas à s populações indÃgenas, em 2001.
Â
Gilmar Martins