Saúde promove ações pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose

24/03/2024 12:29

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove diversas atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado neste domingo, 24. A data ressalta a importância da prevenção, tratamento e diagnóstico precoce. Porto Alegre é a oitava capital do país com maior incidência de casos novos e décimo lugar em número de óbitos por tuberculose, conforme boletim epidemiológico de 2024, publicado na última quinta-feira, 21, pelo Ministério da Saúde. 

O Brasil segue entre os 30 países com maior carga da doença. No município, em 2023, foram notificados 64,8 casos novos a cada 100 mil habitantes e, desses, 84,4% foram tuberculose pulmonar. Em relação aos óbitos por tuberculose, o coeficiente foi de 3,9 óbitos por 100 mil habitantes, referente aos casos notificados em 2022.

Segundo a assessora técnica de referência na Coordenadoria da Atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais da SMS, Cristina Bettin Waechter, a resposta para esse alto índice da doença está relacionada à má distribuição de renda. “A tuberculose é um dos agravos mais fortemente influenciados pela determinação social, apresentando uma relação direta com a pobreza e a exclusão”, explica Cristina. 

Apesar de o tratamento ser relativamente simples e gratuito, é comum que os pacientes parem de tomar os medicamentos assim que apresentem melhora nos sintomas. “Algumas pessoas sentem uma melhora significativa nos primeiros dez ou 15 dias, mas isso não quer dizer o fim da tuberculose. A cura acontece com, no mínimo, seis meses de tratamento”, completa a assessora.

As principais medidas preventivas são: vacinação das crianças, manter os locais ventilados e procurar as unidades de saúde em caso de sintomas ou contato com um caso positivo. Os principais sintomas da tuberculose são tosse seca contínua, podendo apresentar secreção e, em casos mais graves, presença de sangue ao tossir, além de cansaço excessivo, febre baixa, geralmente à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão, fraqueza e prostração. 

Confira as atividades da semana nos centros de referência em tuberculose:

CRTB NAVEGANTES:
Semana de 25 a 28 de março - turno manhã
Quem: Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Navegantes e Centro de Referência em Tuberculose (CRTB) Navegantes
Ação: painel da tuberculose e orientações na sala de espera.

CRTB BOM JESUS:
Durante todo o mês: participação da equipe do CRTB nas reuniões dos serviços de saúde da atenção primária para conversa sobre tuberculose.
Dias 25, 26 e 28 de março
Ação: orientações em sala de espera da US Bom Jesus e PA Bom Jesus
Quarta-feira: 27/03 - 15h
Onde: auditório da Bom Jesus
Ação: roda de conversa com equipes dos prontos atendimentos Bom Jesus e Lomba do Pinheiro
Palestrante: enfermeira Taise Regina Braz Soares (equipe de Vigilância da Tuberculose da Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS).

SAE/CRTB Centro de Saúde Vila dos Comerciários:
Semana de 25 a 28 de março
Onde: espaços do CSVC
Ação: orientações no saguão e salas de espera do CSVC

Comitê Estadual de Enfrentamento da Tuberculose, com a participação da SMS:
26 de março, 13h30 às 17h – Aula aberta: ações de saúde no enfrentamento à tuberculose nos territórios, aspectos técnicos e desafios para a gestão do cuidado
27 de março, 8h30 às 12h – Seminário Híbrido: tuberculose e segurança alimentar, possibilidades de articulação nos municípios do Rio Grande do Sul
Local: auditório da Escola de Enfermagem e Saúde Coletiva da Ufrgs (rua São Manoel, 963  

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil