Saúde reforça importância da vacinação contra febre amarela na Capital

21/07/2021 19:36

A confirmação da morte por febre amarela de quatro primatas não humanos (PNH) - especificamente bugios - na Zona Sul de Porto Alegre, no primeiro semestre de 2021, provocou a emissão de novo alerta epidemiológico à rede de saúde da cidade pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira, 21. No documento, assinado pela Diretoria de Vigilância em Saúde municipal, é enfatizada a importância de o esquema vacinal da febre amarela ser atualizado por pessoas que residem na Capital, em especial na Zona Sul. Os quatro casos foram confirmados nos bairros Lageado e Lami.

A febre amarela é uma doença prevenível com vacina. Por isso, a recomendação é de que a rede de saúde e os cidadãos estejam atentos para a atualização da carteira de vacinação. A imunização contra febre amarela está disponível em todas as salas de vacina da rede municipal. O esquema varia de acordo com a faixa etária da pessoa (confira abaixo). Pessoas vacinadas contra Covid-19 devem fazer intervalo de pelo menos 14 dias entre as doses da Covid-19 e febre amarela. 

O quadro clínico inicial de febre amarela é caracterizado por início súbito de febre alta, dor de cabeça intensa e duradoura, falta de apetite, náuseas e dores musculares. A notificação da suspeita de febre amarela deve ser imediata, no momento do atendimento de saúde, pelo profissional. A notificação é feita por telefone à Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da DVS, em todos os dias da semana. Os serviços de saúde têm os números de contato. 

A notificação vai desencadear processo de investigação e definição dos exames sorológicos ou de biologia molecular, conforme o tempo decorrido desde o aparecimento dos sintomas.

Os PNH não transmitem a febre amarela para o homem. Assim como os humanos, eles são infectados pelos mosquitos e acabam adoecendo da mesma forma. Assim, são importantes sentinelas para alerta onde o vírus está circulando. Estes animais silvestres são protegidos por lei. Destaca-se a importância de, na identificação de bugios mortos, informar à Equipe de Vigilância das Antropozoonoses o mais breve possível, através do telefone 32892450 (de segunda à sexta-feira) e 156 (durante final de semana).

Esquema vacinal:
Dose inicial aos 9 meses, com reforço aos 4 anos de idade. 
Pessoas entre 5 e 59 anos que não tenham sido vacinadas: aplicar uma dose, única. 
Pessoas com 60 anos ou mais somente podem ser vacinadas contra febre amarela com atestado médico.

Patrícia Coelho

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes