Saúde transfere vacinas da Pfizer para ultrafreezer da Ufrgs

05/05/2021 12:33
Divulgação / PMPA
SMS
Equipamento permite o armazenamento de imunobiológicos em ultra baixa temperatura, entre -60ºC e -80ºC

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e apoio da segurança federal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), transferiu nesta quarta-feira, 5, 19.980 doses da vacina Comirnaty, da farmacêutica Pfizer, para armazenamento em ultrafreezer na Ufrgs. 

O equipamento, instalado no Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) da universidade, permite o armazenamento de imunobiológicos em ultra baixa temperatura (entre -60ºC e -80ºC), característica indispensável para a conservação da vacina fabricada pela Pfizer em parceria com o laboratório BioNTech. A capacidade de armazenamento nos equipamentos da universidade é de 4 milhões de frascos de imunobiológicos.

O quantitativo enviado para a Ufrgs será utilizado para completar a primeira dose (3,6 mil doses) e a segunda dose (16.380). O diretor da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, que acompanhou a operação, destaca que a SMS poderá retirar o imunobiológico de acordo com o cronograma de vacinação. “Após o início do processo de descongelamento, a vacina Comirnaty tem validade por 120 horas – incluindo tempo de transporte, descongelamento do frasco, diluição, armazenamento e aplicação”, enfatiza o diretor. A retirada do ultrafreezer só deve ser feita uma vez. 

A operação foi acompanhada pelo secretário Municipal de Saúde, Mauro Sparta, pelo reitor da Ufrgs, Carlos André Bulhões, pelo pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais da universidade, professor Geraldo Pereira Jotz, pela diretora do ICBS, Ilma Brum, e pelo vice-diretor do Instituto, Marcelo Lazzaron Lamers. Representaram a Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS, além de Ritter, a diretora adjunta, Fernanda Fernandes, a gerente da Unidade de Vigilância Epidemiológica, Juliana Maciel, e a chefe do Núcleo de Imunizações, Renata Capponi.  

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes