Semana de Saúde Bucal destaca aperfeiçoamento do cuidado ao paciente do SUS

29/10/2024 14:24
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Programação reúne cirurgiões-dentistas da Secretaria Municipal de Saúde

A atualização do atendimento odontológico e o aperfeiçoamento do cuidado ao paciente do Sistema Único de Saúde são a ênfase da 23ª Semana Estadual de Saúde Bucal e 14ª Semana Municipal de Saúde Bucal. Nesta terça-feira, 29, a programação reúne cirurgiões-dentistas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para capacitação, no auditório da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (rua Ramiro Barcelos, 2492).

Tabagismo e os efeitos na saúde periodontal, além do diagnóstico e manejo clínico de manifestações bucais relacionadas ao uso de medicamentos, estão entre os temas abordados com os profissionais. Outros assuntos em pauta são o uso racional de anestésicos locais na odontologia e técnica restauradora menos traumática no Programa Saúde na Escola e seu impacto na saúde bucal infantil.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Secretário Fernando Ritter participou da abertura do encontro

Nesta manhã, o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, participou da abertura do encontro e deu as boas-vindas aos profissionais. “A odontologia está em processo de evolução, adquirimos aparelhos de raio-X portáteis para utilização nos consultórios e queremos ampliar o uso de novas tecnologias a serviço da qualificação da saúde”, afirmou.

Alusiva ao Dia Nacional da Saúde Bucal e do Dentista, comemorados em 25 de outubro, a programação é transmitida na TV da UFRGS. A rede municipal de saúde possui 207 equipes de saúde bucal compostas por cirurgiões-dentistas e auxiliares que atuam em 107 unidades de saúde, com uma cobertura de 53,2% da população. Os atendimentos de odontologia também ocorrem em 16 unidades de saúde com horário estendido, das 7h às 22h.

Rastreamento - De 15 de outubro a 5 de novembro, estomatologistas da SMS e da Faculdade de Odontologia da UFRGS fazem mutirão para ampliar a quantidade de consultas, reduzindo a fila de espera. A ideia é ampliar o rastreamento de câncer bucal. Os pacientes são encaminhados pelo Sistema de Gerenciamento do Consultas (Gercon) da Central de Regulação. No início do mutirão, cerca de 150 pessoas aguardavam atendimento de estomatologia.

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins