Seminário aborda saúde e inclusão de pessoas com deficiência na Capital

24/10/2025 16:40
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Objetivo é a participação ativa da população para que aponte as principais barreiras de acesso à saúde

A inclusão de pessoas com deficiência é tema de seminário realizado nesta sexta-feira, 24, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O encontro ocorre durante todo o dia, reunindo cerca de 120 pessoas no salão nobre da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência (PCD) foi o primeiro tema em debate, com a participação on-line da assessora técnica do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde, Luane Carvalho Costa. Ela explicou que tal política tem o objetivo de promover e proteger a saúde da PCD a partir da ampliação do acesso ao cuidado integral no SUS, contribuindo para a autonomia, qualidade de vida e inclusão social dessa população e prevenindo agravos à saúde.

Após, profissionais da Secretaria Estadual da Saúde abordaram a rede de cuidados da PCD no estado e o programa TEAcolhe. Eles destacaram que portaria de 2012 foi essencial para a ampliação do acesso, qualificação do atendimento e ações de habilitação e reabilitação para PCDs.

A diretora-adjunta da Atenção Primária da SMS, Caroline Ceolin, ressaltou que as unidades de saúde são a porta de entrada do SUS e que a secretaria tem feito avaliação dos espaços para que sejam adaptados, melhorando a acessibilidade. A pasta tem investido em capacitações de agentes comunitários de saúde e demais profissionais, além da qualificação de cadastros. Caroline salientou ainda o trabalho das 24 equipes multiprofissionais que têm atuado nos territórios com diversas atividades de bem-estar e qualidade de vida.

A responsável técnica pela área na SMS, Geórgia Volkmer, explica que o objetivo do seminário é a participação ativa da população usuária, pessoas com deficiência e trabalhadores para que apontem os principais entraves e barreiras no acesso à saúde, seja na atenção primária, rede especializada, hospitais e urgências. “Com as questões discutidas no turno da tarde, será composto um grupo de trabalho que vai estudar conosco e transpor essas respostas em metas e ações para o nosso Plano Municipal da Saúde da Pessoa com Deficiência”, afirmou.

A mesa de abertura do seminário contou com a participação da diretora-adjunta da Atenção Primária da SMS, Caroline Ceolin, da chefe de Seção das Redes/Políticas Transversais da Secretaria Estadual da Saúde, Mariana Viana da Silva, do diretor de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Humano, William Tempel, da representante da UFCSPA, Luiza Maria de Oliveira Braga Silveira, do coordenador-adjunto do Conselho Municipal de Saúde, Waldir José Bohn Gass, e do presidente em exercício do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre, Adilso Luis Pimentel Corlassoli.

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins