Seminário destaca direito à saúde da população trans
Com o objetivo de ressaltar a luta por mais direitos, saúde e segurança para travestis, mulheres transexuais e homens trans, as secretarias de Saúde de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul (SES), junto com a Igualdade RS – Associação de Travestis e Transexuais do RS, SOMOS e Homens Trans em Ação (HTA), realizarão no nesta quinta-feira, 31, o Seminário pela Visibilidade Trans, com o tema “Visibilidade Trans Faz Bem à Saúde. Transfobia Não.” O evento ocorre das 14h às 17h, no anfiteatro do prédio 3 da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (rua Sarmento Leite, 245, Centro Histórico).
Alusivo ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado dia 29, o debate será sobre o “Panorama da transfobia no RS”. Entre os palestrantes da primeira mesa de discussão estão a professora da rede estadual de ensino, Adriana Souza, o representante da ONG SOMOS, Vincent Goulart, e a representante da Secretaria Estadual da Saúde do RS, Iuday Motta.
Na mesa 2, o seminário terá como tema as “Estratégias de redução da transfobia nos serviços de saúde”. À frente do debate estão a representante da ONG Igualdade-RS, Marcelly Malta, o representante do coletivo Homens Trans em Ação (HTA), Phelipe Caetano, e a assessora técnica da área de Saúde Integral LGBTQI+ da SMS, Simone Ávila.
O seminário pretende continuar o processo de construção participativa e democrática da Política Municipal de Saúde Integral LGBTQI+ na Capital, promovendo o compartilhamento de experiências e ampliando o debate e reflexões relativas às demandas de saúde trans. Inscrições no local, 30 minutos antes do evento.
Denise Righi