Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Saúde

Serviço amplia horário para dependentes químicos na Cavalhada

11/06/2019 17:07

 

Joel Vargas/PMPA
EXECUTIVO
Vice-prefeito Gustavo Paim destacou a requalificação dos serviços de saúde mental

As novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas tipo 3 da região Sul Centro-Sul / Cavalhada foram entregues pela prefeitura nesta terça-feira, 11, na avenida Cavalhada, 1930. O serviço funciona em novo endereço e teve o horário ampliado. Agora, o acesso é das 8h às 20h, com 12 camas de permanência noturna. Anteriormente, era das 8h às 18h e não havia camas de permanência.  (fotos)

O vice-prefeito Gustavo Paim destacou que, pela primeira vez, Porto Alegre terá uma referência para tratamento e enfrentamento de questões de dependência química, álcool e drogas nos oito distritos de saúde. "É mais um passo de toda a requalificação dos serviços de saúde mental da cidade", afirma. 

O secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, lembrou que o objetivo é aproximar os serviços das pessoas que mais precisam. "É importante que elas possam acessar os locais de atendimento e ver seu problema acompanhado e resolvido, por isso pensamos em ambientes receptivos, com a estrutura adequada de acolhimento e profissionais qualificados", diz. Acompanhado do secretário-adjunto, Natan Katz, o gestor agradeceu à Associação Educadora São Carlos (Aesc), que aderiu ao chamamento público para a prestação do serviço, bem como aos demais parceiros envolvidos no trabalho.

Conforme a presidente do Hospital Mãe de Deus e representante da Aesc, Irmã Lúcia Boniatti, a cerimônia foi um momento de celebrar o trabalho em conjunto. "Hoje, estamos celebrando não só a renovação da parceria com a prefeitura, mas a requalificação, a mudança. Isso significa dizer que se consegue muito mais trabalhando juntos, poderes público e privado", comentou.

Os Caps AD são os principais pontos de encaminhamento para usuários com problemas de álcool e drogas aos diversos acompanhamentos de saúde existentes, incluindo tratamento, comunidades terapêuticas conveniadas e leitos de internação hospitalar. Os serviços prestados no Caps AD 3 Sul Centro-Sul / Cavalhada fazem parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua e do Plano Municipal de Saúde Mental de Porto Alegre.

Nesta sexta-feira, 14, será entregue o novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas tipo 3 da região Restinga/Extremo Sul, primeiro a funcionar na região. 

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins