Setembro Amarelo propõe reflexão sobre importância da proteção à vida

10/09/2020 17:43
Divulgação/PMPA
saúde mental
Campanha chama atenção para ações que evitem suicídios e sobre serviços de saúde mental disponíveis

Esta quinta-feira, 10, marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que chama a atenção para ações capazes de evitar que pessoas atentem contra a própria vida. A cada ano, cerca de 1 milhão de pessoas se suicidam no mundo todo. No Brasil, o número anual é de aproximadamente 12 mil óbitos por suicídio.

Conforme o coordenador de Atenção à Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Maximiliano Marques, a proteção à vida passa pela compreensão de que os problemas, sentimentos e sofrimentos de uma pessoa não precisam ser vividos individualmente, mas podem e devem ser compartilhados. “Este é o propósito central da campanha do Setembro Amarelo, que foca na prevenção de eventos graves envolvendo pessoas com transtornos mentais, a partir da reflexão coletiva sobre o autoconhecimento e da informação sobre a rede de atenção à saúde disponível”, destaca.

Em Porto Alegre, nos últimos três anos (com números parciais de 2020), ocorreram 282 casos: 95 em 2018; 128 em 2019; e 59 até 10 de agosto deste ano. Os números estão apresentados no Boletim Especial lançado neste mês pela Equipe de Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (EVDANT), incluindo dados do período 2018-2020 relacionados à notificação de violências autoprovocadas e de tentativas e consumação de suicídio.

Segundo a coordenadora da EVDANT, Francilene Rainone, as estatísticas expõem a necessidade de abertura ao diálogo e do estímulo para que as pessoas procurem auxílio. Conversar sobre os sentimentos e sofrimentos é o caminho para identificar situações graves e construir planos de cuidados que possam proteger vidas", diz ela. “Às vezes, falar com amigos e familiares pode parecer um pouco constrangedor, o que reforça ainda mais a importância da procura de um serviço de saúde, no qual se tem privacidade e sigilo.”

Pessoas em sofrimento que precisarem de auxílio podem procuram uma unidade de saúde próxima a sua residência ou um dos plantões de saúde mental do Município. Confira a seguir.


Atendimento de urgência e emergência em saúde mental 24 horas:

Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul - Rua Professor Manoel Lobato, 151.

Plantão de Emergência em Saúde Mental IAPI - Rua Três de Abril, 90 - Passo d'Areia. 
 

Outras informações podem ser obtidas no site da prefeitura

 

  

 

Patrícia Coelho e Vanessa Conte

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes