Setembro amarelo: saiba como acessar os serviços de saúde mental da prefeitura

15/09/2024 07:46

A Secretaria Municipal de Saúde da Capital está organizada em rede para suprir as necessidades de atendimento em saúde mental. O primeiro acesso para pessoas com sintomas iniciais de doenças psicológicas, como ansiedade e depressão, é a unidade de saúde de referência – definida conforme o endereço do paciente – para atendimento e, se necessário, devido encaminhamento aos serviços da Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Porto Alegre possui equipes de saúde mental adulto, equipes especializadas em saúde da criança e do adolescente, centros de atenção psicossocial – adulto, infanto-juvenil e álcool e drogas – serviço residencial terapêutico, comunidade terapêutica e reabilitação psicossocial.  

Os Centros de Atenção Psicossocial AD, que atendem pessoas com uso problemático de álcool e outras drogas, realizam acolhimento sem agendamento prévio, ou seja, os pacientes podem ir diretamente até uma das unidades.

Confira os endereços:
Caps AD II Esperança
Rua Raul Moreira, 253 - Cristal

Caps AD III Passo a Passo
Avenida Carneiro da Fontoura, 57 - Jardim São Pedro

Caps AD III SCS
Avenida Cavalhada, 1930 - Cavalhada

Caps AD III PLP
Rua Dona Firmina, 144 - São José

Caps AD III Caminhos do Sol
Avenida Protásio Alves, 7585 - Alto Petrópolis

Caps AD III Girassol
Estrada João Antônio da Silveira, 440 - Restinga

Caps AD III Pernambuco
Fechado temporariamente em razão das enchentes. Funcionando no CTG Vaqueanos da Tradição (rua Dr. Brandão de Mello, 250, bairro Humaitá).

Caps AD IV Céu Aberto
Fechado temporariamente em razão das enchentes. Funcionando no Centro POP 1 (avenida João Pessoa, 2384, bairro Santana).

Para atendimentos de urgência e emergência em saúde mental, há dois plantões abertos 24 horas:
- Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) - rua Professor Manoel Lobato, 151, bairro Santa Tereza
- Plantão de Emergência em Saúde Mental IAPI - rua Três de Abril, 90, bairro Passo d'Areia

Campanha - O Setembro Amarelo é uma campanha internacional que, no Brasil, é coordenada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O dia 10 é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins