Simpósio debate saúde mental e prevenção ao suicídio

16/09/2022 15:50
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Profissionais serão multiplicadores da informação junto às equipes de trabalho

Discutir estratégias para prevenir o suicídio em pacientes de risco é o tema central de simpósio nesta sexta-feira, 16, no Centro de Saúde IAPI. Participam cerca de 50 profissionais das áreas da atenção primária e saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde, além de estudantes.

De acordo com a psiquiatra Betina Boeira, uma das organizadoras do evento, a ideia é capacitar os profissionais na detecção precoce de risco e encaminhamento desses pacientes para avaliação e acompanhamento. “É importante que sejam multiplicadores do conhecimento junto às respectivas equipes de trabalho”, avalia. 

Entre os palestrantes estão o médico e professor da Faculdade de Medicina da UFRGS, Ives Cavalcanti, além de profissionais das áreas de assistência social, psiquiatria, enfermagem e psicologia da Equipe de Saúde Mental Adulto do IAPI e da Unisinos. Também participa um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV). A programação teve início pela manhã e ocorre até as 17h30. 

Setembro - Para marcar o mês de prevenção ao suicídio, a prefeitura elaborou uma série de cartazes e fôlderes com orientações e sinais de alerta, distribuídos em repartições e serviços municipais. Os materiais informam a respeito dos atendimentos em saúde mental na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital.

Pessoas que precisarem de ajuda devem buscar atendimento na unidade de saúde de referência, que fará avaliação, encaminhando aos serviços de saúde mental. Para situações de urgência e emergência, estão em funcionamento os plantões no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul e no Centro de Saúde IAPI.

A ideia é estimular a criação de uma rede de apoio para prevenção ao suicídio. “A prevenção não se limita à rede de saúde, sendo necessária a existência de medidas em diversos âmbitos na sociedade, que poderão colaborar para a diminuição das taxas de suicídio”, avalia a coordenadora técnica da área de Saúde Mental de Porto Alegre, Cristiane Stracke.

Atendimento de Urgência e Emergência em Saúde Mental 24 horas: 

  • Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul – Rua Professor Manoel Lobato, 151, bairro Santa Tereza
  • Centro de Saúde IAPI – Rua Três de Abril, 90, bairro Passo d´Areia
Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes