Surto de Covid-19 no GHC chega a 35 pacientes e 12 profissionais
Até o final da tarde desta sexta-feira, 6, foram confirmados 35 casos de Covid-19 em pacientes internados em diferentes alas do Hospital Nossa Senhora da Conceição, do Grupo Hospitalar Conceição, e 12 profissionais. Há cinco suspeitas de infecção pela variante Delta do novo coronavÃrus.
Como medida preventiva estão suspensas visitas, e as emergências têm acesso restrito até o controle do surto. Nova unidade de atendimento Covid foi aberta. Exames estão suspensos até terça-feira, 10, e cirurgias eletivas foram suspensas por 15 dias. Também haverá rastreio dos pacientes e testagem de todos os profissionais, iniciando pela unidade de neurologia e oncologia/hematologia.
Em visita realizada nesta tarde, técnicas da Diretoria de Vigilância em Saúde emitiram notificação com as recomendações ao hospital. Entre elas, limpeza dos quartos com validação de protocolo, isolamento dos cinco pacientes com suspeita da Delta em quarto individual e coorte de funcionários (manutenção dos mesmos profissionais para atendimento), notificar casos, rastreamento de pacientes, informação das medidas adotadas pela instituição para controle, atualização diária da situação epidemiológica e realização de blitz de gerenciamento de risco nas unidades de internação com incremento das medidas de segurança do paciente.
A DVS vai monitorar diariamente a situação, e novas vistorias ou visitas podem ser realizadas de acordo com a evolução do surto.
Hospital Vila Nova - A DVS também monitora a situação no Hospital Vila Nova, onde houve confirmação de surto de Covid-19. Técnicos das equipes de vigilância epidemiológica, de serviços de interesse à saúde e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde visitarão o hospital na próxima semana. Foram 29 pacientes infectados e 14 funcionários com resultado positivo no teste de Covid-19.
De acordo com informação do hospital, como medidas de proteção, todos os funcionários da unidade 1, que tem 60 leitos e foi registrado o surto, foram acompanhados e rastreados com PCR. Muitos dos infectados ainda eram assintomáticos e foram detectados no PCR de rastreio.
Gilmar Martins