Testagem em viajantes detecta dois casos positivos de Covid-19

03/08/2021 11:08
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Para fazer o teste é necessário preencher o formulário

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua oferecendo a testagem com exames RT-PCR para passageiros aéreos residentes na Capital ou que fiquem hospedados na cidade por um período mínimo de quatro dias. Desde o início da operação, em 19 de julho, 121 viajantes preencheram o formulário. Do total, 46 foram coletados, correspondendo a 38%, e dois tiveram resultado positivo (4,35% dos 46 coletados). 

Um percentual de 78,26% das coletas apresentou resultado negativo. Amostras dos dois casos positivos serão encaminhadas para análise genômica na Feevale. A intenção é monitorar a circulação de novas variantes do vírus causador da Covid-19 em Porto Alegre.

Para fazer o teste RT-PCR o viajante deverá preencher o Formulário do Viajante, disponível neste link. A coleta da amostra é realizada em laboratório parceiro da SMS. No momento do preenchimento do formulário o passageiro terá a informação de como proceder para fazer a testagem.

A oferta não tem prazo para ser encerrada. O Protocolo de Testagem de Viajantes elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde prevê que o teste seja feito em um período de até sete dias após o desembarque.  

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça