Testes rápidos agilizam transferência de pacientes para leitos hospitalares

26/06/2020 18:28
Anselmo Cunha/PMPA
SAÚDE
Resultados saem em no máximo 30 minutos

A prefeitura adquiriu 4.550 testes rápidos para o novo coronavírus por detecção de antígeno, com resultados em no máximo 30 minutos. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é aumentar a eficiência na gestão de leitos de internação hospitalar e reduzir o tempo de espera de pacientes em prontos atendimentos que aguardam leitos em Porto Alegre. Os testes foram adquiridos com recursos da Cooperação Andina de Fomento, com a possibilidade de novas aquisições pelo município, conforme a necessidade de utilização.

“Este teste detecta a presença do vírus rapidamente e possui excelente correlação com o considerado padrão-ouro, chamado RT-PCR”, afirma o coordenador de Assistência Laboratorial da SMS, Bruno Goulart. A utilização teve início nesta semana em pacientes com suspeita de Covid-19 que aguardavam o acesso a leitos hospitalares nos prontos-atendimentos Cruzeiro do Sul, Lomba do Pinheiro, Bom Jesus e Unidade de Pronto Atendimento Moacyr Scliar. Também estão acessíveis a pacientes do Hospital de Pronto Socorro e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, ambos administrados pelo município.

Em quatro dias, mais de 40 testes foram realizados, demonstrando ganhos para a gestão de leitos, conforme o diretor da Central de Regulação da SMS, Jorge Osório. Segundo ele, a transferência de pacientes com suspeita de Covid faz com que os hospitais necessitem isolar cada paciente e bloquear leitos até que venha a confirmação, ou não, da doença. “Com o teste rápido positivo, os pacientes podem ocupar imediatamente as enfermarias e UTIs Covid, diminuindo a necessidade de bloqueio de leitos, o que significa mais agilidade na ocupação e menor número de unidades bloqueadas”, explica Osório.

“A realização dos testes rápidos auxilia na regulação dos pacientes em observação nos prontos-atendimentos e UPA, possibilitando o encaminhamento com maior agilidade e segurança ao leito hospitalar, de acordo com suas necessidades”, diz o coordenador de Urgências da SMS, Roibison Monteiro.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes