Vacinação contra Covid-19 segue disponível para pessoas a partir de 55 anos

11/06/2021 08:32
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Imunização da população carcerária começou nesta quinta-feira

A prefeitura mantém a vacinação de homens e mulheres com 55 anos ou mais, nesta sexta-feira, 11, para receber a primeira dose contra Covid-19. As vacinas oferecidas serão AstraZeneca (todos os públicos, exceto gestantes e puérperas) e Pfizer (exclusiva para gestantes e puérperas). Não haverá atendimento em drive-thrus, apenas nas 12 unidades de saúde de referência para a vacinação contra Covid-19. Confira outras informações no serviço.

A faixa etária se soma aos grupos que vêm sendo imunizados pela Secretaria Municipal de Saúde: profissionais da educação infantil, fundamental e do ensino médio e profissionalizante das redes municipal, estadual e privada, pessoas com deficiência permanente de 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos e população em situação de rua.

Nessa quinta-feira, 10, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começou outra etapa de vacinação para a população privada de liberdade, que integra o grupo prioritário desta etapa da campanha de imunização. Foram aplicadas 2.050 primeiras doses nos apenados que cumprem pena na Cadeia Pública de Porto Alegre e na Penitenciária Estadual de Porto Alegre.

A vacinação dos detentos é prioritária porque no confinamento, com excesso de pessoas em espaços limitados e condições de higiene precárias, a probabilidade de contágio e disseminação rápida é muito alta. Em caso de surto, esta população teria que ser deslocada para os hospitais, agravando ainda mais a superlotação. Também não seria possível montar estrutura de segurança prisional nos hospitais para tantos pacientes que precisariam ficar sob custódia.

Confira os locais de vacinação para sexta-feira, 11:

D1 e D2 das vacinas Astrazeneca/Oxford e D1 de Pfizer
Público D1: homens e mulheres com 55 anos ou mais, profissionais da educação infantil, fundamental e do ensino médio e profissionalizante das redes municipal, estadual e privada, pessoas com deficiência permanente de 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos. 
Público D2: quem tomou a primeira dose há mais de 12 semanas 
Público D1 Pfizer: gestantes e puérperas
Onde: 12 unidades de saúde
Horário: das 8h às 17h
Endereços:
Álvaro Difini - Rua Álvaro Difini, 520 - Bairro Restinga
Belém Novo - Rua Florêncio Farias,195 – Bairro Belém Novo
Camaquã - Rua Professor Dr. Pitta Pinheiro Filho, 176 - Bairro Camaquã
Glória - Av. Professor Oscar Pereira, 3229 - Bairro Glória
IAPI - Rua Três de Abril, 90 - Bairro Passo das Pedras
Moab Caldas - Av. Moab Caldas, 400 - Bairro Santa Tereza
Modelo - Rua Jerônimo de Ornelas, 55 - Bairro Santana
Morro Santana - Rua Marieta Menna Barreto, 210 - Bairro Protásio Alves
Assis Brasil - Avenida Assis Brasil, 6615 - Sarandi
Santa Cecília - Rua São Manoel, 543 - Bairro Santa Cecília
Santa Marta - Rua Capitão Montanha, 27 - Centro
São Carlos - Av. Bento Gonçalves, 6670 - Bairro Partenon

Público: população em situação de rua.
Onde: 20 unidades de saúde (saiba mais)

D2 da vacina Pfizer
Onde: três unidades de saúde: Panorama, Assis Brasil e Belém Novo
Horário: das 8h às 17h
Público: Pessoas que receberam a dose 1 há mais de 21 dias (até 21 de maio)
Endereços:
US Panorama - Rua Rômulo da Silva Pinheiro, s/nº - Lomba do Pinheiro
US Assis Brasil - Avenida Assis Brasil, 6615 – Sarandi
US Belém Novo - Rua Florêncio Faria, 195

Documentos: As pessoas com 55 anos ou mais têm de apresentar documento de identidade e comprovante de residência em Porto Alegre para receber a dose. Para profissionais da educação, é necessário documento de identidade com foto e CPF, contracheque ou crachá e declaração da instituição ao qual o profissional está vinculado. Para segunda dose, documento de identidade e carteira de vacinação com registro da primeira aplicação. Segunda dose da vacina Pfizer estará apenas em três unidades de saúde. Não haverá vacinação em farmácias.

Comprovação:
Pessoas com comorbidades: Atestado médico, laudo médico, prescrição de medicamentos de uso contínuo, de acordo com o agravo.
Pessoas com deficiência (PCD): Documento que comprove a deficiência. Além de laudo médico, pode ser cartão de transporte público especial, cartão de estacionamento para PCD.
Gestantes e puérperas com comorbidades: Carteira da Gestante.
Gestantes e puérperas sem comorbidades: Atestado médico.

Gripe - Pessoas que receberam a dose da vacina contra gripe devem aguardar 14 dias para fazer a primeira ou segunda dose da vacina Covid-19. O primeiro dia a ser contado é o seguinte ao da aplicação.

 

Vanessa Conte e Ricardo Azeredo

Andrea Brasil