Vacinação contra influenza reduz risco de complicações respiratórias em crianças

25/04/2022 13:00
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Meta é imunizar 67.244 crianças entre seis meses e menos de cinco anos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) antecipou para esta segunda-feira, 25, o início da campanha de vacinação infantil contra a influenza (gripe). A medida visa proteger bebês e crianças contra as complicações que os vírus da gripe podem causar na saúde dos pequenos. A antecipação também leva em consideração o aumento da lotação das emergências pediátricas da cidade, dos atendimentos de saúde deste público em específico e de internação hospitalar, principalmente por problemas respiratórios. 
Em Porto Alegre, a meta é imunizar 90% da população na faixa etária prioritária, ou seja, 67.244 crianças entre seis meses e menos de cinco anos. 

O público infantil, considerado vulnerável para a ação do vírus Influenza com possibilidade de evolução para casos graves, também tem papel relevante na transmissibilidade da doença. 

O diretor adjunto da Vigilância em Saúde Municipal, Benjamin Roitman, destaca que muitas doenças respiratórias são preveníveis por vacinas, e há oferta de imunizantes para toda a infância. “Crianças de seis meses até cinco anos podem receber a vacina contra influenza, e acima dos cinco anos completos têm à disposição a vacina contra Covid-19”, enfatiza. Roitman lembra que as crianças são importantes reservatórios dos vírus e têm papel relevante na transmissão dos mesmos. “Quanto mais pessoas, de todas as idades, estiverem vacinadas, menor a circulação dos vírus e a infecção”, ressalta.

A vacinação contra gripe e sarampo está disponível para as crianças em 124 unidades de saúde da Capital (aqui os endereços). As vacinas podem ser feitas de forma concomitante. A SMS solicita que a caderneta de vacinação das crianças seja apresentada no local da imunização para registro da/s dose/s. 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil