Vídeo destaca importância das doações de leite humano para os bebês prematuros

19/05/2021 13:33
Reprodução YouTube / PMPA
Doação de leite materno - Hospital Presidente Vargas
Hospital Presidente Vargas estimula iniciativa importante para salvar vidas

No Dia Mundial de Doação de Leite Humano, lembrado nesta quarta-feira, 19, o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) lança um vídeo especial no sentido de estimular essa iniciativa tão importante para salvar vidas. O conteúdo foi produzido pela equipe de profissionais e residentes de nutrição que atuam no Banco de Leite Humano do hospital. Além de divulgar o trabalho desenvolvido no local, a ideia é estimular a doação, essencial para o desenvolvimento e recuperação dos recém-nascidos prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Por isso, mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras do Banco de Leite Humano. Basta entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br. Um litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1ml já é suficiente para nutri-lo cada vez que ele for alimentado.

Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. De acordo com a nutricionista do HMIPV, Angelita Matias, o leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo do bebê.

Após o preenchimento de cadastro, a equipe começa a buscar o leite direto na residência da doadora, momento em que poderá esclarecer dúvidas. O leite recebido passa por uma análise de qualidade, segurança e pasteurização e, só depois, é liberado ao consumo dos bebês. 

vídeo está nas redes sociais e no YouTube da Secretaria Municipal de Saúde. Assista e compartilhe essa ideia que pode salvar vidas.

Doações para o Banco de Leite do HMIPV:
Contatos pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br.  

Vanessa Conte

Gilmar Martins