Vigilância em Saúde ajusta distribuição de armadilhas de monitoramento de Aedes aegypti

11/07/2022 09:03
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Capital conta com 910 armadilhas

A partir desta segunda-feira, 11, o sistema de monitoramento de armadilhas do mosquito Aedes aegypti passará por ajuste em Porto Alegre. O processo deve ser realizado ao longo de um período de 50 dias. A previsão da Diretoria de Vigilância em Saúde é que o monitoramento do sistema com as 910 armadilhas, nos 45 bairros da cidade em que estão instaladas as unidades, seja retomado no final de agosto. 

A reorganização será feita pela instalação das armadilhas nos territórios, com um espaçamento de 300 metros entre uma armadilha e outra, garantindo cobertura total dos bairros pelo sistema. No início do monitoramento, há 10 anos, a distância era de 250 metros. “A intenção é garantir a cobertura integral dos 45 bairros onde há armadilhas instaladas”, explica a diretora da DVS, Fernanda Fernandes. 

Na prática, das 910 armadilhas atuais, 285 permanecerão instaladas no mesmo local. As demais serão remanejadas. O monitoramento somente será retomado quando todo o trabalho estiver finalizado. 

Para fazer o monitoramento, a prefeitura conta com a parceria de moradores e comerciantes nos bairros. “Com a reordenação da malha de armadilhas, será retomado o processo de contato com a comunidade, visando ao aceite em receber um equipamento”, explica Fernandes. 

Sete agentes de monitoramento, um supervisor de campo e uma bióloga serão responsáveis pela realização do serviço. As armadilhas desativadas serão limpas e nelas será colocado um larvicida biológico  - BTi (Bacillus Thuringiensis Var. Israelensis) - que inibe o desenvolvimento das larvas dos mosquitos. Por ser biológico, não é tóxico para seres humanos e animais domésticos.

O remanejo será realizado nesta época do ano devido à baixa infestação do mosquito Aedes aegypti, e já em preparo para a temporada da sazonalidade do vetor e de maior probabilidade de ocorrência de casos de dengue na cidade - a partir do meio do segundo semestre. Em 2022, Porto Alegre enfrentou o registro do maior número de casos de dengue em toda a série histórica da doença na Capital. De acordo com o Boletim semanal divulgado na terça-feira, 6, são 3.208 casos confirmados de dengue na cidade, dos quais 2.999 foram contraídos em Porto Alegre.

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes