Vigilância inutiliza alimentos produzidos em más condições de higiene na Zona Sul
Em vistoria realizada na manhã desta segunda-feira, 31, a Equipe de Vigilância de Alimentos (EVA) da Secretaria Municipal de Saúde inutilizou 128,5 quilos de linguiças, bacon e matéria-prima utilizada em embutidos, como queijo e carnes, produzidos em condições de higiene inadequadas e sem atender normas sanitárias. (fotos)
A operação foi feita em parceria com Ministério Público (MP) e o Serviço de Inspeção Municipal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), em função de denúncia recebida pelo MP em 2020, sobre a produção e comércio de linguiças sem registro de inspeção sanitária. Desde então, o órgão tentava descobrir o local de produção do alimento. A vistoria foi deflagrada após o MP investigar e identificar dois possÃveis endereços de produção, ambos em residências na Zona Sul.
O cumprimento dos dois mandados contou com a participação de duas equipes da EVA. Em um dos endereços, no bairro Vila Nova, foi verificada a produção de linguiças de diversos sabores e bacon.
A fábrica clandestina foi interditada. O local de produção ocorria na residência do proprietário e a comercialização ocorria no formato on-line, com entregas programadas, sem loja fÃsica.Â
Â
Gilmar Martins