Vigilância visita escolas visando garantir alimento seguro para a merenda

09/06/2022 16:53
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Vistorias possuem foco na orientação dos manipuladores e diretores

Em junho, mês que marca o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos (7 de junho), a Equipe de Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde retomou as vistorias realizadas em escolas da rede pública municipal e estadual. O principal objetivo é a segurança do alimento oferecido nas merendas escolares. Nesta quinta-feira, 9, a equipe visitou a Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândido Portinari, no bairro Menino Deus.

A Vigilância de Alimentos atua para garantir que os alimentos consumidos em Porto Alegre estejam seguros no quesito higiênico-sanitário, promovendo ações para ajudar a prevenir e proteger a população de riscos de origem alimentar.

As vistorias nas escolas possuem foco na orientação dos manipuladores e diretores sobre aplicação das boas práticas em serviços de alimentação. É uma forma de garantir proteção aos alunos e intervir na prevenção de agravos à saúde coletiva e individual.

A chefe da Equipe, Nayara Poleto, explica que  a EVA atua também de forma mais abrangente, conversando com os responsáveis pelas cantinas de escolas particulares. "A finalidade é verificar o cumprimento da legislação acerca de comércio de alimentos em escolas, no quesito de aplicação de ações relativas à promoção de alimentação saudável”.

O trabalho cotidiano da equipe leva em consideração as cinco chaves para uma alimentação mais segura, definidas pela Organização Mundial de Saúde: mãos do manipulador sempre limpas, controle de temperatura dos alimentos, controle de procedência, higiene do local de manipulação e armazenamento adequado.

Dia Mundial - Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2018, o dia Mundial da Segurança dos Alimentos pretende sensibilizar a comunidade internacional para a importância de reduzir os riscos de doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA). Leia mais.

Patrícia Coelho

Gilmar Martins