Vila Dique recebe primeira visita da Unidade Móvel de Saúde
Disponibilizar serviços básicos de saúde para uma parcela da população que encontra dificuldades em acessá-los é uma preocupação da prefeitura. Na tentativa de solucionar esse problema, a nova Unidade Móvel de Saúde, doada pelo POA Solidária, parceria entre voluntários e Prefeitura de Porto Alegre, esteve na manhã desta quinta-feira, 4, na comunidade Vila Dique, na zona Norte da Capital. A população foi atendida por diversos profissionais, entre médicas, enfermeiras e técnicas de enfermagem, além de ter acesso à vacinação e medicamentos. (fotos)
Segundo a acadêmica de enfermagem Camila da Silva, devido ao tempo em que a comunidade ficou sem acesso aos serviços, foram efetuados diversos encaminhamentos pela equipe de saúde. “São encaminhamentos a oftalmologistas e pediatras, por exemplo”, disse. Camila também comentou sobre a forma positiva que a população recebeu a UMS. “As pessoas já agradeceram a nossa vinda, pois estavam com seus filhos e familiares doentes e precisando desse cuidado e atendimento”, relatou.
De acordo com a enfermeira apoiadora institucional da gerência Noroeste Humaitá/Navegantes Ilhas, Suiani Soares, os atendimentos serão aprimorados gradativamente conforme o ônibus realize visitas às comunidades. “Ainda não temos um quantitativo de consultas para disponibilizar, porque estamos analisando as necessidades e demandas da população para melhor atendê-la, mas iremos aperfeiçoar aos poucos”, explicou. Ela esclareceu, porém, que o acesso aos serviços básicos, como consultas médicas e vacinação, estavam garantidos e presentes desde o início da operação.
Depois de anos sem uma unidade de saúde, os moradores da comunidade estavam contentes e muito satisfeitos com a visita da Unidade Móvel. A presidente da associação de moradores da Vila Dique, Scheila Motta, não escondeu a felicidade. “Achei o serviço ótimo. Estamos há muito tempo necessitados desse tipo de atendimento para a comunidade, já que muitos não têm condições financeiras para se deslocar até outras unidades de saúde. Isso para a comunidade é uma salvação”, comentou. Ela também elogiou o atendimento dos profissionais. “Vou ser atendida daqui a pouco, mas já vi que as gurias estão trabalhando bem, o atendimento está muito bom. É de primeiro mundo, como o SUS sempre faz”, finalizou.
A Unidade Móvel de Saúde irá atender outras comunidades com dificuldade de acesso aos serviços de saúde, assim como a Vila Dique.
Onde a unidade estará:
Estrada das Quirinas - Área rural da Lomba do Pinheiro
Ocupação da Dique - Extrema vulnerabilidade social e dificuldade de acesso aos serviços de saúde
Extrema - Área rural do Extremo-Sul, ponto mais distante de uma Unidade de Saúde
Morro dos Sargentos - Ficará no terreno da futura unidade. Devido à alta vulnerabilidade social a comunidade precisa consultar no Guarujá, onde foi alocada a equipe do Morro depois do fechamento da Unidade de Saúde.
Vila Mato Grosso - Unidade fechou há anos por causa da violência. População precisa se deslocar por longa distância até o Centro de Saúde Vila dos Comerciários
Gilmar Martins