Virada Cultural leva entretenimento a pessoas em situação de rua

18/12/2019 08:40
Cesar Lopes/PMPA
EXECUTIVO
Atividades valorizam as habilidades artísticas de profissionais da saúde mental

Uma programação dedicada a acolher, entreter e interagir com a população em situação de rua usuária de álcool, crack e outras drogas será realizada nesta quarta-feira, 18, na região central de Porto Alegre. O evento Virada Cultural no Céu Aberto é uma iniciativa do Centro de Atenção Psicossocial – Caps AD IV Centro Céu Aberto (rua Comendador Azevedo, 97, bairro Floresta), que promove, das 10h às 22h, atrações como roda de samba, hip hop, arte de circo, bolhaterapia e dança circular, entre outros. Além de fortalecer o vínculo com a população que vive naquele entorno e potencializar as ações de cuidado, as atividades valorizam as habilidades artísticas dos profissionais da saúde mental que atuam no espaço, pois eles elaboraram e irão conduzir as oficinas e apresentações.

Cuidado completo 24h - O Caps IV AD Céu Aberto está sob gestão da Associação Educadora São Carlos (Aesc), trabalho que é monitorado, avaliado e financiado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). É um serviço estratégico e faz parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua e do Plano Municipal de Saúde Mental de Porto Alegre. Com médico psiquiatra e ampla equipe assistencial, o local recebe, 24 horas por dia, a população em situação de rua relacionada ao uso de crack, álcool e outras drogas, sendo o primeiro dessa modalidade no Brasil.

O serviço pioneiro no país foi inaugurado em março de 2019 e, nos primeiros nove meses de atuação, tem cerca de mil pessoas cadastradas. A Virada Cultural no Céu Aberto, de acordo com a coordenadora do Caps AD IV, Danara Dall Agnol, foi idealizada para celebrar o momento vivido em dezembro de 2018, quando um grupo multidisciplinar concluiu a oficina de cocriação do novo serviço organizando um evento a céu aberto, no mesmo local.

“Há um ano, nós finalizávamos a oficina na qual escutamos as necessidades e identificamos na cartografia local. Esse Caps é resultado da participação de representantes do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), de integrantes do jornal Boca de Rua, de usuários da estrutura dos Caps III, de profissionais de saúde mental, da prefeitura e de arquitetos identificados com a proposta”, destaca a gestora da Saúde Mental da Aesc, Arlete Fante.

Confira a programação:
Quarta-feira – 18/12
Café da Manhã – das 10h às 11h
Oficina de Bolhas de Sabão – das 11h às 12h
Oficina de Batucada – das 13h à 14h
Oficina de Dança Circular – das 14h às 15h
Palco Aberto, com desfile – das 15h às 16h
Circo Enquanto Tiver Amor – das 16h às 17h
Roda de Samba – das 17h às 18h
Hip hop e Roda de Poesia – das 18h às 19h
Perna de Pau – das 19h às 20h
Palco a Céu Aberto – 21h às 22h

Evento: Virada Cultural no Céu Aberto
Data: 18 de dezembro - quarta-feira
Horário: das 10h às 22h
Local: rua Comendador Azevedo, 97, bairro Floresta
Público: pessoas em situação de rua e usuários do Caps AD IV
Entrada gratuita

  

 

Vanessa Conte

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes