Curso de capacitação qualifica efetivo da Guarda Municipal
A Guarda Municipal retomou o calendário de treinamento e capacitação dos agentes de segurança na Capital. Durante a capacitação, são realizados exercícios com bastão, técnicas de algemação, conceitos de defesa pessoal, abordagens em áreas externas e internas, além de aulas teóricas de legislação.
O treinamento específico de tiro com arma de fogo é separado. A capacitação continuada ocorre anualmente, com duração de 40 horas semanais, na Escola de Formação e Especialização da Guarda Municipal de Porto Alegre.
Durante o treinamento, são formadas turmas de 20 agentes. Mais de 200 guardas serão instruídos. A capacitação visa recobrar os conceitos e métodos de segurança em módulos divididos por postura, conduta, legislação e técnica de abordagem policial. As atividades são ministradas pelo subcomandante da Guarda Municipal, Franklin dos Santos Filho, e pelo supervisor da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Marcelo Suminski Terres.
“A capacitação continuada é fundamental para requalificar o agente que atua diretamente na segurança pública. Estas atividades aprimoram as ações básicas do guarda que são vivenciadas no dia a dia. Além de garantir a segurança jurídica em meio a abordagens, o treinamento também visa dotar o agente de capacidade técnica, por meio repetição”, afirmou Franklin.
Na próxima semana, mais um grupo de 20 agentes será submetido ao treinamento.
Lucas Rivas
Lissandra Mendonça