Guarda Municipal celebra 127 anos e investimentos em Segurança Pública

21/11/2019 14:28
Joel Vargas / PMPA
EXECUTIVO
A corporação, responsável por zelar pela cidade e a população, quer ser a melhor do Brasil, diz o prefeito

A Guarda Municipal, instituição que zela pela proteção do patrimônio e dos cidadãos de Porto Alegre, celebrou 127 anos de história nesta quinta-feira, 21. No dia do aniversário, a guarda mais antiga do Brasil também comemora os investimentos em segurança pública na Capital. Desde 2017, quando o prefeito Nelson Marchezan Júnior assumiu a gestão, os recursos destinados à área já são 171% superior aos dos últimos dez anos. 

Entre os investimentos mais valiosos, está o financiamento de R$ 89 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), aprovado em setembro pelos vereadores. Os recursos serão utilizados na modernização da infraestrutura do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), no fortalecimento da Defesa Civil e da Guarda Municipal e na compra de equipamentos de inteligência.

“Promovemos mudanças importantes na administração púlica, com uma postura mais proativa da Guarda como órgão de segurança. Criamos a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e o cercamento eletrônico, que diminuiu a quantidade de furtos e roubos”, destaca Marchezan. “A Guarda quer ser a melhor do Brasil e será a maior parceira dos órgãos de segurança, sem intrometer-se nas responsabilidades da Brigada Militar, Polícia Civil e outros órgãos”, enfatiza.

Joel Vargas / PMPA
EXECUTIVO
Aniversário da guarda mais antiga do país foi comemorado na Orla do Guaíba

Para o secretário municipal de Segurança Pública, Rafael Oliveira, valorizar a corporação traz benefícios à população. “Os guardas municipais têm cumprido seu papel de assegurar o direito de ir e vir das pessoas, para que tenham tranquilidade de andar nas ruas, sair para trabalhar e aproveitar parques e praças com suas famílias”, ressalta. “Perseveramos na missão de fazer uma cidade melhor e com mais qualidade de vida”, acrescenta o comandante da Guarda, Marcelo Nascimento.

Atualmente, a corporação conta com 403 guardas municipais (60 deles da Romu), 40 viaturas e 15 motos. De janeiro a outubro de 2019, foram 814 abordagens realizadas, 459 operações, 65 pessoas conduzidas ou presas e 14 recapturas de foragidos.

Homenagem - Durante a comemoração do 127º aniversário, na Orla do Guaíba, foi concedida pela primeira vez a Comenda da Guarda Municipal a pessoas e instituições que cooperaram nas atividades operacionais e administrativas ao longo de 2019. Entre elas, estão o governo do Estado, BM, Polícia Civil e Bombeiros, além de guardas municipais, em reconhecimento por bravura e tempo de serviço.

 

Confira os agraciados com a Comenda

Parceiros

 

- Vice-governador e secretário de Segurança Pública do Estado, delegado Ranolfo Vieira Júnior

- Comandante-geral da BM, tenente-coronel Rodrigo Mohr Picon

- 1º Batalhão de Polícia de Choque, tenente-coronel Cláudio dos Santos Feoli

- Chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor

- Titular da Delegacia de Polícia Regional de Porto Alegre, delegado Fernando Soares

 

Guarda municipal mais antigo
 

- Lauro Silveira da Silva (exerceu a função de comandante de 2000 a 2004)

 

Ato de bravura
 

- Ivan Marques de Oliveira

- Leonir Barbosa Strieder 

 

Mulher mais antiga na corporação
 

- Rita Beatriz Camargo (26 anos)

 

Tempo de serviço
 

- Gabriel Nunes Henrique (50 anos)

- Jorge Perez da Silva (40 anos)

- Antonio Candinho (40 anos)

- Luis Carlos Gomes Medeiros (39 anos)   

 

Gonçalo Valduga

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes