Guarda Municipal divulga balanço da Operação Carnaval
Durante os quatro dias da Operação Carnaval, a Guarda Municipal efetuou oito ações de dispersão de aglomerações em vias públicas, nos bairros Moinhos de Vento, Cidade Baixa, na Orla Moacyr Scliar e na orla de Ipanema. Com foco na prevenção, as ações foram realizadas em conjunto com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Brigada Militar. O movimento foi abaixo do esperado nesse perÃodo na Capital, contribuindo o clima, por vezes chuvoso, e o fluxo de porto-alegrenses rumo ao litoral.
De sexta,12, a terça-feira, 16, foram recebidas 32 denúncias relacionadas à aglomeração. Destas, dez eram improcedentes. Foram autuados e interditados seis estabelecimentos comerciais por estarem em desacordo com os decretos e protocolos sanitários da Covid-19. Â
"A Guarda Municipal agradece a todas as instituições que estão lado a lado pela segurança sanitária municipal, mas sobretudo agradece à população que contribuiu de alguma forma, seja não efetuando aglomerações ou através de denúncias, para que estes números fossem bem abaixo do esperado", destaca o comandante da GM, Marcelo Nascimento. As ações de fiscalização e segurança vão continuar até que a cidade esteja livre da pandemia. "Esperamos continuar contando com a colaboração do setor econômico e da população em geral. Somente juntos venceremos este desafio", diz.
Para o secretário municipal de Segurança, Mário Ikeda, a atividade da Guarda foi essencial para a manutenção do distanciamento social nesse perÃodo. "Lamentavelmente, não tivemos a compreensão de parte da população, mas a Guarda Municipal se manterá firme na sua missão."
Â
Gilmar Martins