Guarda Municipal já capacitou mais de 30 policiais civis para uso de arma de choque

23/05/2022 16:07
Mais uma turma de policiais civis foi habilitada, nesta segunda-feira, 23, para manusear armas de choque em Porto Alegre. A capacitação foi dada pela equipe da Guarda Municipal na Escola de Formação e Especialização da guarnição, no bairro Rio Branco. Hoje, mais 13 agentes da Polícia Civil foram qualificados, totalizando 32. Desde 2011, a Guarda Municipal já utiliza o equipamento não letal para auxiliar nas ações da segurança pública.
 
“A habilitação no manuseio da Spark é fundamental para o trabalho operacional, pois possibilita ao agente de segurança utilizar uma arma não letal para uma ação específica. Está parceira entre a Guarda Municipal e a Polícia Civil, cada vez mais, vem capacitando os agentes que atuam na ponta”, diz o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.
 
A pistola Spark, marca brasileira de 50 mil volts, é uma arma de choque não letal, capaz de paralisar a pessoa através de choque elétrico com descarga de 5 mil volts. O dispositivo pode eletrocutar alvos até sete metros de distância. Um tiro da Spark dispara dois dardos que paralisam o indivíduo por até cinco segundos através de choque elétrico.

  

 

Lucas Rivas

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes