Porto Alegre terá simulado de desastre ao ar livre

22/07/2022 12:06

Na próxima terça-feira, 26, à tarde, ocorre o primeiro Exercício Simulado de Desastre para validação do Plano de Contingências de Proteção e Defesa Civil. Organizado pela Defesa Civil municipal, a ação contará com a participação dos órgãos que fazem parte da Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) e voluntários.

O exercício ocorrerá ao ar livre e será nas imediações do Parque Marinha do Brasil, bairro Praia de Belas. O simulado servirá para testar a ação de forças de segurança e resgate na gestão de crise e resposta a uma emergência, avaliando aspectos ligados à resposta a desastres, gerenciamento de crise, redução de risco de desastre, prevenção de acidentes, Sistema de Comando de Incidentes (SCI) e ajuda humanitária em situações de crise.

O teste faz parte do cronograma de ações para validação do Plano de Contingências de Proteção e Defesa Civil, aprovado pelo decreto 21.553, publicado no Diário Oficial de Porto Alegre do dia 23 de junho. Esta é a primeira vez que a Capital conta com um projeto que determine ações de emergências para caso de desastres. O documento foi desenvolvido pela Defesa Civil, com os órgãos que integram a Copae, a partir de encontros mensais, estudos e avaliações.

Bárbara Barbieri

Lissandra Mendonça