Projeto de lei define idade máxima para ingresso na Guarda Municipal

09/09/2021 14:30
Cesar Lopes / PMPA
SEGURANÇA
Atuação da Guarda Municipal reforça segurança da população em espaços públicos da Capital

Os novos concursos para ingresso na Guarda Municipal (GM) de Porto Alegre terão exigência de idade máxima de 25 anos na data da inscrição. A mudança está prevista no projeto de lei do Executivo protocolado nesta quinta-feira, 9, junto à Câmara Municipal. Atualmente, a média de idade dos 384 guardas municipais é de 54 anos, e não existe limite para ingresso. O novo patamar de 25 anos é o mesmo adotado para soldado da Brigada Militar (BM).

“A atuação da Guarda Municipal tomou outras proporções e hoje supera a segurança patrimonial. Os agentes têm papel fundamental nas ações de fiscalização, suporte no enfrentamento à pandemia e patrulhamento em espaços públicos, atividades que exigem preparação física†- Prefeito Sebastião Melo.

Conforme o secretário municipal de Segurança, Mário Ikeda, a medida abrange agentes que ingressarem nos órgãos das administrações direta e indireta. “A Guarda Municipal de Porto Alegre desempenha papel fundamental na contribuição da segurança pública. Isso exige cada vez mais qualificação e cuidados com a saúde, física e psicológicaâ€, reforça Ikeda.

Além da centralizada, estão em atividade na prefeitura profissionais da categoria nos departamentos municipais de Ãgua e Esgotos (Dmae), de Habitação (Demhab) e de Limpeza Urbana (DMLU).

 

 

 

Carolina Seeger

Fabiana Kloeckner